julho 2023

31 de julho de 2023

31 DE JULHO DE 2023 – MEMÓRIA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA, PRESBÍTERO

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso, na primeira leitura (Ex 32,15-25.30-34), de atuar com consciência das graves consequências que são geradas pelo pecado, cumprindo enfrentar com firmeza os disparates do povo inclinado ao mal e não dar rédeas soltas aos desvarios desenfreados. No Salmo Responsorial (105), a louvar o Senhor porque ele é bom e sua misericórdia é eterna, sendo felizes os que observam seus preceitos e persistem em fazer o que é reto - e infelizes os que caem nas armadilhas do maligno e atuam com comportamentos dissonantes dos preceitos divinos. O santo Evangelho (Mt 13,31-35) insta-nos à tomada de consciência de que o Reino dos Céus é prolífico, sendo - apesar de sua simplicidade e aparente insignificância – destinado a crescer vigorosamente; a gerar grandes e benéficas transformações onde é levado, cumprindo-nos, por dever de suprema caridade, nos empenhar com todas as nossas forças e da melhor forma que pudermos na ação missionária de levá-lo a todos, a exemplo de Santo Inácio de Loyola.
30 de julho de 2023

30 DE JULHO DE 2023 – XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM

As santas palavras da Liturgia Diária deste dia concitam, na 1a Leitura, (1Rs 3,5-14) a seguir o exemplo de humildade de Salomão, que reconheceu não saber se conduzir adequadamente e pediu sabedoria para discernir e bem julgar, tendo o Senhor se agradado de sua prudência e lhe prometido dar também o que não pediu: riquezas, glória e vida longa, desde que permanecesse nos seus caminhos e observasse seus preceitos e mandamentos. O Salmo Responsorial (Sl 118), insta à exaltação da lei divina, reiterando eternamente o louvor intenso ao Senhor e o compromisso de observar seus divinos e maravilhosos preceitos. As santas palavras da 2a Leitura (Rm 8,28-30), concitam a confiar na Providência Divina, com a consciência na fé de que tudo contribui para o bem dos que amam a Deus e foram chamados segundo os seus desígnios, tendo ele os distinguido de antemão, bem como os predestinado para serem conformados ao seu Filho, que é primogênito de uma multidão de irmãos, tendo o Senhor, além de nos predestinado, nos justificado e glorificado para sermos seus filhos adotivos. O Santo Evangelho (Mt 13,44-52) concita à consciência na fé de que o Reino dos céus é o maior tesouro que se pode obter, cumprindo desfazer-se de tudo para dele se locupletar, evitando assim o choro e o ranger de dentes dos que dele se mantêm distantes, cumprindo instruir-se sobre as coisas do Reino dos céus para dele tirar coisas novas e velhas que enriquecem os que rodeiam quem conhece suas prolíficas e prodigiosas riquezas.
29 de julho de 2023

29 DE JULHO DE 2023 – SÁBADO- MEMÓRIA DE SANTA MARTA, SANTA MARIA E SÃO LÁZARO

As santas palavras da Liturgia Diária deste dia concitam, na primeira leitura (1Jo 4,7-16), a nos amarmos uns aos outros, adotando como modelo o amor de Deus, que enviou seu próprio Filho para expiar os nossos pecados. Concitam-nos ainda à consciência de que a prática do amor mútuo é o que indica se estamos ou não investidos do Espírito de Deus. As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 33) instam a louvar e bendizer continuamente o Senhor Deus, pois quando o procuramos ele nos atende e liberta, proporcionando-nos a alegria divina de provar e ver o quanto o Senhor é bom. Cumpre-nos, pois, guardar a língua do mal e os lábios das palavras enganosas, apartando-se do mal e fazendo o bem, para usufruir da paz divina a que estão destinados os contritos de coração. O Santo Evangelho (Jo 11,19-27) concita-nos a crer que Jesus é a ressurreição e a vida e todo o que nele crer, ainda que esteja morto, ressuscitará e viverá eternamente.
28 de julho de 2023

28 DE JULHO DE 2023 – SEXTA-FEIRA DA XVI SEMANA DO TEMPO COMUM

As santas palavras da Liturgia Diária deste dia concitam, na primeira leitura (Ex 20,1-17), a obedecer fielmente os mandamentos do Senhor, tomando consciência de que a misericórdia divina se estende até a milésima geração dos que o amam e guardam seus mandamentos. No Salmo Responsorial (Sl 118), instam à exaltação da lei divina, reiterando eternamente o louvor intenso ao Senhor e o compromisso de observar seus divinos preceitos. No Evangelho, (Mt 13,18-23) a orar e vigiar para que o Maligno não arranque o que foi semeado pelo Senhor em nossos corações.
27 de julho de 2023

27 DE JULHO DE 2023 – QUINTA-FEIRA DA XVI SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso de obedecer à voz do Senhor e guardar a sua aliança para pertencer ao seu reino de sacerdotes, formando entre as nações uma nação consagrada, exemplo para as demais. Exortam-nos a seguir o exemplo dos santos e humildes que louvam e exaltam o Senhor com eterna gratidão, ele que nos livrou do viver nas trevas, nos salvou da morte espiritual que nos fazia rastejar pelo mundo como mortos-vivos, carentes da verdadeira vida que nos é dada pelo ao acercar-nos do Senhor. Concitam-nos ainda ao empenho denodado para nos firmar na fé, de modo que à pouca fé que temos sejam agregadas porções cada vez maiores, frutos de um dedicado cultivo, para não corrermos o risco de nos ser retirado até o pouco que temos, como ocorre com os duros de coração que sufocam a fé.
26 de julho de 2023

26 DE JULHO DE 2023 – QUARTA-FEIRA – MEMÓRIA DE SÃO JOAQUIM E SANT´ANA, PAIS DE NOSSA SENHORA

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso de honrar e envidar os mais expressivos empenhos para seguir o exemplo dos antepassados que foram ricos de virtude e enriqueceram sua posteridade atuando de modo a santificar seus descendentes. Instam a nos comprometer com o Senhor de modo a fazer o melhor possível, dentro das possibilidades de cada um, para melhor honrá-lo, com o que ele abençoará da forma mais altaneira os descendentes da raça dos que lhe são fiéis. Chamam-nos também à consciência da bem-aventurança com que fomos agraciados: termos tido a notícia dos ditosos olhos e ouvidos que viram e ouviram os feitos e as palavras de Jesus, cumprindo bradar de júbilo e vibrar em íntimo regozijo pelo privilégio de ter acesso a tais notícias registradas pelos escritores sagrados.
25 de julho de 2023

25 DE JULHO – TERÇA-FEIRA – SOLENIDADE DE SÃO TIAGO MAIOR, APÓSTOLO

Essas santas palavras nos instam à consciência de que somos como que vasos de barro comportando o tesouro da Palavra de Deus e tudo o que ela agrega em nosso viver, desenvolvendo em nós a resiliência divina e cumpre-nos tudo fazer para que essa graça se torne copiosa entre multidões e redunde em gratidão, para a glória de Deus. Que o façamos firmes na fé de que, muito embora semeemos entre lágrimas, colheremos com alegria! Que aspiremos o poder como oportunidade de serviço ao próximo e não para subjugar e governar tiranicamente, com a consciência de que a grandeza e a verdadeira primazia consistem em servir, a exemplo de Jesus, que serviu a ponto de dar a vida para nos resgatar.
24 de julho de 2023

24 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA DA XVI SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras instam de forma especial à consciência da propensão à tirania e à exploração que tende predominar nos poderosos pagãos, não iluminados pela luz de Cristo. Cumpre clamar ao Senhor com fé inabalável de que ele orienta e sustenta, renunciando a murmuração. O Senhor é glorioso por sua santidade, temível por seus feitos e digno de louvor, porque conduz os seus para o seu reino eterno. Há-se que praticar a penitência e a conversão, a exemplo dos ninivitas que se conscientizaram e se redimiram, a partir da pregação do profeta Jonas, mudando suas condutas, renunciando à soberba e dando ouvidos à Palavra do Senhor.
23 de julho de 2023

23 DE JULHO – XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM – III DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DA PESSOA IDOSA

Essas santas palavras instam à consciência de que a força do Senhor se volta contra os que não o conhecem, os que não crêem no poder de Deus e ousam afrontá-lo. Que todas as nações criadas pelo Senhor o adorem e glorifiquem, para que ensine os seus caminhos maravilhosos e todos possam andar na sua verdade, e não mais no estado de cegueira e morte espiritual em que consiste a vida sem sentido afastada de Deus, impregnada de soberba e prepotência. O Espírito Santo intercede por nós e aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito que roga pelos fiéis. O maligno age semeando joio em meio ao trigo; cumpre-nos resignar-nos face a essa realidade, porém confiantes na Providência Divina, que apesar de todas a peripécias do maligno, faz com que o Reino de Deus cresça como a semente de mostarda e a massa fermentada. Há-se que prosseguir serenamente, aguardando com fé as intervenções divinas que tudo saneiam no devido tempo.
22 de julho de 2023

22 DE JULHO – SÁBADO – FESTA EM HONRA À SANTA MARIA MADALENA

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso de seguir o exemplo de amor a Jesus demonstrado por Maria Madalena, com as consciência de que as almas dos fiéis estão unidas ao Senhor e sua destra nos sustenta e glorifica, cumprindo-nos buscar o Senhor com espontaneidade e a anunciá-lo com prontidão, a exemplo de Santa Maria Madalena.
21 de julho de 2023

21 DE JULHO – SEXTA-FEIRA DA XV SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso reconhecer que Jesus é o Cordeiro de Deus que nos redimiu e salvou, conservando a confiança no Senhor, com a consciência de que o homem é um apoio falaz, cumprindo agradecer o Senhor por tudo que fez em nosso favor. É preferível a misericórdia ao sacrifício e não se há de condenar inocentes por motivos irrelevantes.
21 de julho de 2023

20 DE JULHO – QUINTA-FEIRA DA XV SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso de invocar o Senhor de coração contrito, confiantes de que ele estenderá sua mão com poder para fazer acontecer os seus desígnios. Cumpre, pois, louvar, bendizer, glorificar e agradecer ao Senhor pelos prodígios e maravilhas que operou pelo seu povo e ir a Jesus, o manso e humilde de coração, para obter alívio e repouso para a alma, pois o jugo de sua doutrina é suave e o peso de suas orientações é leve.
19 de julho de 2023

19 DE JULHO – QUARTA-FEIRA DA XV SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras instam à consciência de que o Senhor ouve o clamor do seu povo, envia e permanece com os seus enviados para libertar, restaurar e oportunizar o fruir das delícias do Reino de Deus. Por isso, há-se que bendizer ao Senhor pelos múltiplos benefícios que proporciona, e em especial aos humildes de coração, que seguem o Filho de Deus, pois terão por ele a revelação do Pai.
18 de julho de 2023

18 DE JULHO – TERÇA-FEIRA DA XV SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras nos instam de forma especial a confiar na Providência Divina, pois o Senhor faz, a seu tempo e da sua forma, o que é de sua santa vontade para salvar o seu povo; a buscar auxílio no Senhor, louvá-lo e glorificá-lo com hinos de gratidão, com a convicção de que a linhagem dos seus servos receberá a herança divina; bem como a arrepender-nos e converter-nos para não sofrer as consequências a que estão destinados os iníquos.
16 de julho de 2023

16 DE JULHO – XV DOMINGO DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras nos concitam de forma especial a usufruir os inestimáveis benefícios da Palavra de Deus, cientes de que toda a natureza espera, como que em dores de parto, nossa manifestação como filhos adotivos de Deus, levando a boa nova a toda a criação, que deseja ansiosamente para ser libertada do cativeiro da corrupção, para florescer em todo o esplendor, tornando permanentes o júbilo e os cantos de alegria. Cumpre-nos, pois, para melhor cumprir essa, que é a mais sublime das missões, ouvir, compreender e produzir frutos, colocando em prática a Palavra de Deus.
15 de julho de 2023

15 DE JULHO – MEMÓRIA DE SÃO BOAVENTURA, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso de valorizar os laços de família, concedendo e buscando o perdão, com firme confiança e esperança de que o Senhor continuará operando prodígios e maravilhas, conduzindo tudo com maestria e levando a bom termo. E como discípulos e servidores de Cristo, suportar tudo o que for necessário, seguindo seu supremo exemplo de doação por amor.
14 de julho de 2023

14 DE JULHO DE 2023 – SEXTA-FEIRA DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras nos instam de forma especial à consciência de que são insondáveis os desígnios divinos; que são de valor divino os laços familiares; que o destino dos ímpios é trágico e o destino dos que esperam no Senhor e fazem o bem é glorioso e que os desafios do labor missionário são árduos, porém a assistência do Espírito Santo é certa.
13 de julho de 2023

13 DE JULHO DE 2023 – QUINTA-FEIRA DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a confiar nos desígnios divinos; a bendizer, glorificar e agradecer ao Senhor pelos prodígios e maravilhas que operou em nosso favor; bem como a assumir o labor missionário, anunciando a proximidade do Reino de Deus, realizando todo o bem que o Espírito Santo inspirar.
12 de julho de 2023

12 DE JULHO DE 2023 – QUARTA-FEIRA DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras convidam de forma especial a assumir o compromisso de atuar com consciência das consequências das atitudes. O Senhor fez tudo o que existe, cumpre louvá-lo e glorificá-lo e nele confiar para que se realize o que dele esperamos. Esclarece sobre o poder dado por Jesus aos apóstolos e seus sucessores para curar o mundo de todo mal – cuja origem maior se encontra no pecado – e sobre a missão anunciar o Reino de Deus.
10 de julho de 2023

10 DE JULHO DE 2023 – SEGUNDA-FEIRA DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras instam à consciência de que o Senhor cumpre suas promessas aos que lhe são fiéis e estabelece sobre eles a proteção angélica, guardando-os por onde forem. Consolam-nos com a certeza de que habitamos sob a proteção do altíssimo, à sombra do Onipotente, refúgio e cidadela dos que nele confiam. Estimulam-nos a cultivar, a avivar a fé expectante, que leva a crer nas palavras de Jesus, a ter confiança na Trindade Santa, para quem tudo é possível.
9 de julho de 2023

09 DE JULHO DE 2023 – DOMINGO DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras convidam de forma especial a exultar de júbilo pela vinda do Rei do Universo, que consolidará a paz entre as nações, mais cedo ou mais tarde, de acordo com os desígnios divinos, pois a magnificência e a misericórdia divinas se irradiam por todas as suas obras, sustentando os que vacilam e soerguendo os abatidos. Concitam-nos, assim, a viver segundo o Espírito, superando as incitações da carne, configurando-nos a Cristo, mortificando as obras da carne e elevando o viver à perspectiva da eternidade, com humildade para receber as revelações divinas e repousar no Senhor, libertos do peso massacrante do pecado.
8 de julho de 2023

08 DE JULHO DE 2023 – SÁBADO DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras convidam de forma especial a atuar conforme as orientações do Senhor e assim levar a bênção a quem ele elege; a bendizer eternamente o Senhor por suas maravilhas, bem como a fazer tudo no tempo oportuno e do modo apropriado, renovando constantemente a alma e o coração para conservar a doutrina de Jesus, que é o Filho de Deus, o amor encarnado.
7 de julho de 2023

07 DE JULHO DE 2023 – SEXTA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras convidam de forma especial a assumir o compromisso de zelar pelo futuro dos filhos e de toda a posteridade, com confiança nos desígnios do Senhor, que castiga o povo de cabeça dura, mas também perdoa e restaura, tendo Jesus vindo chamar em especial os pecadores.
6 de julho de 2023

06 DE JULHO DE 2023 – QUINTA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM

Estas santas palavras instam à consciência de que o Senhor prova aqueles a quem ama e abençoa os que o obedecem, amparando-os para prosseguir em paz, com o que se supera a ansiedade e se retoma a serenidade, pois o Senhor tem o poder de perdoar os pecados e libertar de todo mal.
4 de julho de 2023

04 DE JULHO DE 2023 –TERÇA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a clamar pela assistência divina, mantendo-nos fiéis ao Senhor, andando retamente em seus caminhos e invocando com confiança sua justiça, para, mantendo-nos prudencialmente distantes dos ímpios e dos malfeitores, anunciar os louvores e proclamar as maravilhas do Senhor.
3 de julho de 2023

03 DE JULHO DE 2023 – FESTA DE SÃO TOMÉ, APÓSTOLO

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso de tomar posse, pela fé, da condição de pedras vivas do edifício da Igreja, nele entrando pelo Espírito e tornando-nos habitação do Deus infinitamente misericordioso e eternamente fiel.
2 de julho de 2023

02 JULHO DE 2023 – DOMINGO – SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso de, face a constante perseguição à Igreja, orar constantemente, invocando proteção frente aos ataques externos e internos, ciente de que feliz é o homem que no Senhor se refugia e conta com sua proteção, cumprindo guardar o coração e a língua da maldade e fazer o bem, travando o bom combate, anunciando plenamente o Evangelho e assim se preservar para o Reino celestial, ao qual cumpre à Santa Madre Igreja levar os fiéis.