09 DE JULHO DE 2023 – DOMINGO DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM
9 de julho de 202311 DE JULHO DE 2023 – TERÇA-FEIRA DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM – MEMÓRIA DE SÃO BENTO, ABADE
11 de julho de 2023Néctar espiritual extraído da Liturgia Diária de 10/07/2023
Essas santas palavras instam à consciência de que o Senhor cumpre suas promessas aos que lhe são fiéis e estabelece sobre eles a proteção angélica, guardando-os por onde forem. Consolam-nos com a certeza de que habitamos sob a proteção do altíssimo, à sombra do Onipotente, refúgio e cidadela dos que nele confiam. Estimulam-nos a cultivar, a avivar a fé expectante, que leva a crer nas palavras de Jesus, a ter confiança na Trindade Santa, para quem tudo é possível.
Antífona da entrada
– Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, com o vosso nome, até o confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos. –Sl 47, 10-11.
Saudação
– Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
– Amém.
– A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
– Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Oração do dia (Coleta)
– Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª Leitura: Gn 28,10-22a
Salmo Responsorial: Sl 90
– Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis. –2 Tm 1,10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 9,18-26
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
– Glória a vós, Senhor!
Ensinamentos
As santas palavras desta Liturgia Diária ensinam em especial, na primeira leitura (Gn 28,10-22a), sobre que o Senhor Deus apareceu em sonho a Jacó, no cimo de uma escada que subia da terra ao céu, sobre a qual os anjos subiam e desciam. O Senhor Deus disse a Jacó: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que estás deitado. 14. Tua posteridade será tão numerosa como os grãos de poeira no solo; tu te estenderás, para o ocidente e para o oriente, para o norte e para o meio-dia, e todas as famílias da terra serão benditas em ti e em tua posteridade. 15. Estou contigo, para te guardar onde quer que fores, e te reconduzirei a esta terra, e não te abandonarei sem ter cumprido o que te prometi.
No Salmo Responsorial, sobre que afirmou o salmista (Sl 90): 1. Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, 2. dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em quem eu confio. 3. É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa. 4. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção. 5. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, 6. nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia.7. Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido. 8. Porém verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores, 9. porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo. 10. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, 11. porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. 12. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. 13. Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão. 14. Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome. 15. Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória. 16. Será favorecido de longos dias, e mostrar-lhe-ei a minha salvação.
No Santo Evangelho (Mt 9,18-26), sobre que um chefe da sinagoga implorou a Jesus que impusesse as mãos sobre a filha, para que revivesse, pois havia falecido. A caminho dessa casa, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue há doze anos tocou-lhe a orla do manto com fé de que o fazendo ficaria curada, tendo Jesus lhe dito: Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. Ao chegar à casa do chefe da sinagoga, Jesus pediu que as pessoas se retirassem, afirmando que a menina não estava morta, que apenas dormia, o que foi motivo de zombaria. Tendo eles se retirado, entrou, tomou a menina pela mão e ela se levantou. A notícia se espalhou pela região.
Busca do reto entendimento – invocação do Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra! Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação! Por Cristo, Senhor nosso! Amém!
Compromisso
Tais santas palavras e ensinamentos instam a assumir o compromisso – cumprindo pedir o auxílio divino para fazê-lo – na primeira leitura (Gn 28,10-22a), de atuar com a consciência de que o Senhor Deus cumpre suas promessas e estabelece sobre os que lhe são fiéis uma escada em que os anjos sobem e descem. Pois o Senhor está com seus fiéis e os guarda por onde forem, não os abandonando em nem deixando de cumprir suas promessas.
As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 90), concitam a assumir o compromisso de atuar com a consciência de que habitamos sob a proteção do altíssimo, à sombra do Onipotente, refúgio e cidadela dos que nele confiam. Nada há que ser temido pelos que buscam o Senhor; os seus anjos os guardarão em todos os caminhos e verão o castigo dos pecadores. O Senhor os atenderá quando invocado e estará presente na hora da tribulação, livrando, salvando, cobrindo-os de glória e favorecendo-os com longos dias.
As santas palavras do Santo Evangelho (Mt 9,18-26), concitam ao cultivo, ao avivamento da fé expectante, a crer nas palavras de Jesus, a ter confiança nele, no Pai e no Espírito Santo, a Trindade Santa para quem tudo é possível!
Oração final
Ó Trindade Santíssima, dai-nos a plena consciência de que o Senhor cumpre suas promessas com os que lhe são fiéis e estabelece sobre eles a proteção angélica, guardando-os por onde forem, fazendo-os habitar sob a sua proteção, sendo refúgio e cidadela dos que nele confiam. Pedimos sabedoria para cultivar, avivar a fé expectante, que leva a crer nas palavras de Jesus, a ter confiança nele, no Pai e no Espírito Santo, a Trindade Santa para quem tudo é possível! Louvado, glorificado e enaltecido seja o Senhor eternamente!
Leitura complementar
SEGUNDA LEITURA DO OFÍCIO DAS LEITURAS DA LITURGIA DAS HORAS DE 10 DE JULHO DE 2023 <http://www.ibreviary.com/m2/breviario.php?s=ufficio_delle_letture>
Da Epístola de São Clemente I, papa, aos Coríntios
(Nn. 46, 2 – 47, 4; 48, 1-6: Funk 1, 119-123) (Sec. I)
Procure cada um o proveito de todos e não o seu
Está escrito: Juntai-vos aos santos, porque os que se juntam a eles santificar-se-ão. E ainda noutro lugar: Com o homem inocente serás inocente, com o eleito serás eleito e com o perverso perverter-te-ás. Juntemo-nos, portanto, aos inocentes e aos justos, porque eles são os eleitos de Deus.
Por que motivo há discussões, contendas, discórdias, cismas e guerras entre vós? Porventura não temos nós um só Deus, um só Cristo, um só Espírito de graça derramado sobre nós e uma só vocação em Cristo? Porque dividimos e dilaceramos os membros de Cristo e movemos guerra ao próprio Corpo, chegando a tal ponto de insensatez que nos esquecemos de que somos membros uns dos outros?
Recordai-vos das palavras de Jesus, Nosso Senhor: Ai daquele homem! Melhor seria para ele não ter nascido do que escandalizar um só dos meus eleitos; mais lhe valia ser lançado ao mar com uma pedra de moinho atada ao pescoço do que perverter um só dos meus eleitos. O vosso cisma perverteu a muitos, lançou muitos no desalento, a muitos na dúvida e a todos nós na tristeza; e a vossa sedição persiste ainda.
Tomai nas vossas mãos a Epístola do apóstolo São Paulo. Que vos escreveu ele no princípio da pregação do Evangelho? Foi certamente por inspiração divina que vos escreveu uma carta em que falava de si mesmo, de Pedro e de Apolo, porque já então existia entre vós a tendência para as facções e rivalidades. Mas aquela era menos culpável, porque então manifestáveis as vossas preferências pelos Apóstolos célebres pelo seu testemunho e por um homem que merecia a sua aprovação.
Apressemo-nos, portanto, a suprimir este escândalo; prostremo-nos aos pés do Senhor e supliquemos com lágrimas que nos seja propício, que nos reconcilie consigo e nos restitua à nossa primitiva e gloriosa vida de fé e de amor fraterno. Esta é a porta da justiça, aberta para a vida, como está escrito: Abri-me as portas da justiça e entrarei para louvar o Senhor. Esta é a porta do Senhor; os justos entrarão por ela. É verdade que há muitas portas abertas; mas a porta da justiça é a que se abre em Cristo. bem-aventurados todos os que entraram por ela e orientaram o seu caminho pela santidade e pela justiça, procedendo em tudo sem perturbação. Se há entre vós alguém que é fiel, capaz de expor a doutrina, hábil no discernimento das palavras, casto em todo o modo de proceder, esse deve ser tanto mais humilde quanto mais importante é considerado, e deve procurar o proveito de todos e não o seu interesse particular.
Confraria Contardo Ferrini
confraria@catolicospraticantes.com.br
www.catolicospraticantes.com.br
Importante:
* A Liturgia Diária, a porção da Palavra de Deus escolhida para cada dia, consiste em refeição espiritual de escol brindada pela Santa Madre Igreja, preparatória para o alimento divino, a Sagrada Eucaristia. Auguramos que esse estudo orante possa contribuir para potencializar o sustento e o remédio que essas santas palavras são destinadas a proporcionar e que com cada vez maior assiduidade mais irmãos na fé priorizem sorver diariamente as delícias inefáveis da Santa Palavra e da Sagrada Eucaristia. Sugerimos, caso não for possível por alguma razão desfrutar a missa presencialmente, que se o faça ao menos virtualmente, pela televisão ou internet. Também recomendamos escrever na área de busca as palavras “Homilia diária” e aproveitar os momentos livres do pensamento (inclusive no decorrer da realização de atividades manuais que não requerem intensa concentração – como lavar louça, por exemplo) para ouvir as reflexões de clérigos qualificados para nos ajudar a compreender com cada vez mais profundidade os desígnios divinos.
** O católico que participar de todas as Missas diárias ou estudar a Liturgia Diária pelo período de três anos, terá estudado toda a Bíblia (exceto partes de algumas passagens que são apresentadas de forma sintetizada, das quais são suprimidos versículos considerados de importância secundária. Nestes estudos apresentamos o Salmo completo e eventualmente inserimos algumas passagens suprimidas que reputamos importantes para a melhor compreensão e compenetração no ensinamento bíblico). Essa breve exegese da Liturgia Diária é recomendada para quem busca conhecer com profundidade a Palavra de Deus, para dela se tornar íntimo e colocá-la em prática.
*** A Liturgia das Horas é composta por sete momentos orantes realizados pelo fiel ao longo do dia. O primeiro, na madrugada, se chama Ofício das Leituras, composto pela recitação de vários salmos; a primeira leitura (extraída da Bíblia); a segunda leitura (extraída da Sagrada Doutrina) e algumas orações próprias. O segundo, Laudes, se reza no início da manhã, incluindo a recitação de salmos; orações; leitura bíblica breve e inclui também preces. Os momentos orantes do “miolo do dia” (das 09 às 15 horas) chamados “da hora média”, são propostos para serem realizados com brevidade em três etapas: Hora Terça, em torno das 09:00 horas; Hora Sexta, em torno das 12:00 horas; e Hora Nona, em torno das 15:00. São compostos pela recitação de salmos; orações e uma leitura bíblica breve. O sexto momento orante se dá antes do pôr do sol, sendo denominado de Vésperas e inclui também algumas preces, além dos salmos, orações e leitura bíblica breve. O sétimo momento orante denomina-se Completas, sendo realizado antes de dormir, incluindo o exame de consciência, uma breve recitação dos salmos, leitura bíblica breve e orações próprias, sendo bastante conciso. Tais momentos orantes são destinados especialmente à santificação do dia. A Liturgia das Horas serve também como ponto de interseção entre todos os católicos, sendo prescrita para ser recitada por todos os componentes do clero, religiosos, religiosas, diáconos… constituindo-se fundamental para a unidade da fé, prevenindo a queda em heresias (a “escolha” de partes das escrituras e da doutrina e o rechaço de outras). Recomendamos vivamente que todos quantos puderem se dediquem a essa maravilhosa prática e reputamos como mínimo necessário a meditação da segunda leitura do Ofício das Leituras (aqui trazida como leitura complementar, extraída do o site <http://www.ibreviary.com/>), com o que nos tornamos agraciados com os preciosíssimos tesouros da Sagrada Doutrina brindados pelos que cultivaram a fé desde o início da Igreja. Podemos acessar a Liturgia das Horas através de livro próprio, também chamado de Breviário, ou por meio de aplicativos ou sites na internet. O fiel pode também digitar na área de busca o nome do momento orante que deseja acompanhar e terá à disposição essa oração com os salmos cantados.
