24 de abril de 2024
Néctar espiritual extraído da Primeira Leitura e Salmo - Oração de invocação do aumento do empenho missionário e do ardor orante para fomentar muitas vocações e expandir a ação missionária.
Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência do que revela e nos empenhemos para modelar nossas condutas a partir do que ilumina a sabedoria divina que emana das santas palavras Liturgia Diária da Quarta-Feira - IV Semana da Páscoa (dia 24 de abril de 2024), que esclarece em especial na Primeira Leitura (At 12,24-13,5a) que nos tempos da Igreja primitiva a Palavra de Deus crescia e se espalhava sempre mais.
Barnabé e São Paulo Apóstolo retornaram à Antioquia de uma missão que lhes fora designada em Jerusalém, tendo trazido com eles de Jerusalém para a Antioquia João Marcos (que posteriormente se tornou Marcos evangelista). Além de Barnabé e Paulo, a Igreja de Antioquia já contava também com outros irmãos que se destacaram na fé, atuando como doutores e profetas, entre os quais Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene e Manaém, que houvera sido companheiro de infância do tetrarca Herodes.
Enquanto celebravam o culto do Senhor, após terem jejuado, foi-lhes revelado pelo Espírito Santo que cumpriria enviar Barnabé e Paulo para outra missão. Em atitude de jejum e oração, impuseram-lhes as mãos e os despediram, sendo enviados pelo Espírito Santo para Selêucia e dali navegaram para a ilha de Chipre. Chegando a Salamina, pregavam a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência de que onde há empenho missionário, como ocorreu na Igreja de Antioquia, se desenvolvem vocações: ali surgiram profetas e doutores. E a partir de tais preciosos frutos, torna-se possível expandir a fé, com o envio de missionários a outras regiões.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos empenhemos para intensificar a atuação missionária de modo a fomentar o desenvolvimento de muitas vocações e em atitude de jejum e oração invoquemos o Espírito Santo para iluminar, inspirar e orientar a caminhada da Igreja para que se desenvolva e se expanda para todos os lugares.
