1 de maio de 2024
Néctar espiritual extraído do Santo Evangelho - Oração de firmação do propósito de vigiar e orar para evitar a armadilha da maledicência e sintonizar-se com as prodigiosas graças que Jesus tem para nos proporcionar, valorizando a simplicidade e a humildade.
Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência do que revela e nos empenhemos para modelar nossas condutas a partir do que ilumina a sabedoria divina que emana das santas palavras da Liturgia Diária da Quarta-Feira - Memória de São José - Esposo de Maria e Padroeiro da Igreja (dia 1o de Maio de 2024), que esclarece em especial no Santo Evangelho (Mt 13,54-58) que Jesus, após iniciar sua missão, estando em Nazaré, a cidade onde havia sido criado, ensinava na sinagoga, gerando admiração nos seus conterrâneos, que diziam entre si: “Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?”.
Percebendo a perplexidade maliciosa, a desconfiança deles, disse Jesus: “É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado”. E em decorrência do ambiente de desconfiança que se instaurou, operou ali poucos milagres.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos mantenhamos vigilantes e orantes para não cairmos nas armadilhas em que o maligno incita, como ocorreu com os conterrâneos de Jesus. Ao invés de alegrarem-se e regozijarem-se com a sabedoria e a força miraculosa com que Jesus foi investido, procuravam encontrar alguma forma de menosprezá-lo, perdendo com isso a oportunidade de receber as prodigiosas graças com que o Pai o investiu para nos proporcionar.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que não caiamos na mesma tentação ao vermos irmãos se destacarem no exercício de dons e nem desprezemos as maravilhas da fé católica em decorrência de sua simplicidade, de suas origens humildes, estruturada sobre apóstolos que nada mais eram do que simples homens do povo.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da profunda consciência de que tal simplicidade e humildade, ao invés de denegrir nossa fé, consiste em eloquente testemunho de que procede do Pai, que tudo tem origem e sustentação divina...
Cremos, Senhor, mas aumentai nossa fé!
