LITURGIA DE 25 DE SETEMBRO DE 2023 – SEGUNDA FEIRA – XXV SEMANA DO TEMPO COMUM
25 de setembro de 2023LITURGIA DE 27 DE SETEMBRO DE 2023 – QUARTA FEIRA – SÃO VICENTE DE PAULO – PRESBÍTERO
27 de setembro de 2023Néctar espiritual potencializador da prática cristã extraído do estudo da Liturgia Diária de 26/09/2023
As santas palavras desta liturgia instam em especial a assumir o compromisso – e pedimos o auxílio divino para fazê-lo da melhor forma possível – na primeira leitura (Es 6,7-8.12.14-20), de louvar a Deus por ter inspirado as autoridades persas a determinar a reconstrução do templo, com o que se cumpriram as profecias dos profetas Ageu e Zacarias. As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 121) instam a ir alegremente à casa do Senhor para celebrar o seu nome; usufruir da justiça, da paz, da segurança dos que são por ele amados. Por amor de nossos irmãos e nossos amigos, roguemos por eles a Deus para que tenham paz e felicidade! O Santo Evangelho (Lc 8,19-21) insta-nos à clareza de que aqueles que ouvem e colocam em prática a palavra de Deus integram a família de Jesus.
Antífona da entrada
– Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se chamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Saudação
– Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
– Amém.
– A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
– Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Oração do dia
– Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª Leitura: Es 6,7-8.12.14-20
Salmo Responsorial: Sl 121
– Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 8,19-21
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor!
Busca do reto entendimento – invocação do Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra! Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação! Por Cristo, Senhor nosso! Amém!
Ensinamento
As santas palavras desta Liturgia Diária ensinam em especial, na 1ª Leitura, sobre que afirmou o profeta (Es 6,7-8.12.14-20): Deixai continuar os trabalhos da casa de Deus; que o governador dos judeus e seus anciãos reconstruam-na no seu lugar. 8.Também ordeno como é que se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus, tendo em vista a reconstrução da mencionada casa de Deus: das receitas reais provenientes dos impostos de além-rio, a despesa será fielmente paga a esses homens, a fim de que a obra não sofra interrupção.12.O Deus que fez habitar ali o seu nome destrua todo rei, todo povo que ousar fazer qualquer coisa para mudar este decreto e destruir essa casa de Deus que está em Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem: seja ela pontualmente executada.14.Os anciãos dos judeus puseram-se a construir o templo e fizeram progresso, sustentados pelas profecias de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado. Prosseguiram a construção, segundo a ordem do Deus de Israel, e segundo a ordem de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, rei da Pérsia.
O Salmo Responsorial oportuniza-nos fazer coro com o louvor orante do salmista (Sl 121): Cântico das peregrinações. De Davi. Que alegria quando me vieram dizer: Vamos subir à casa do Senhor… 2.Eis que nossos pés se estacam diante de tuas portas, ó Jerusalém! 3.Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto! 4.Para lá sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo a lei de Israel, para celebrar o nome do Senhor. 5.Lá se acham os tronos de justiça, os assentos da casa de Davi. 6.Pedi, vós todos, a paz para Jerusalém, e vivam em segurança os que te amam. 7.Reine a paz em teus muros, e a tranqüilidade em teus palácios. 8.Por amor de meus irmãos e de meus amigos, pedirei a paz para ti. 9.Por amor da casa do Senhor, nosso Deus, pedirei para ti a felicidade.
No Santo Evangelho, sobre que ensinou Jesus (Lc 8,19-21): 19.A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão. 20.Foi-lhe avisado: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te. 21.Ele lhes disse: Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam.
Compromisso
Tais santas palavras e ensinamentos instam em especial a assumir o compromisso – e pedimos auxílio divino para fazê-lo da melhor forma possível – na primeira leitura (Es 6,7-8.12.14-20), de louvar a Deus por ter inspirado as autoridades persas a determinar a reconstrução do templo, com o que se cumpriram as profecias dos profetas Ageu e Zacarias.
As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 121) instam a ir alegremente à casa do Senhor para celebrar o seu nome; usufruir da justiça, da paz, da segurança dos que são por ele amados. Por amor de nossos irmãos e nossos amigos, roguemos por eles a Deus para que tenham paz e felicidade!
O Santo Evangelho (Lc 8,19-21) insta-nos à clareza de que aqueles que ouvem e colocam em prática a palavra de Deus integram a família de Jesus.
Oração final
Ó Trindade Santíssima, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para louvar-vos eternamente por tantas vezes terdes intervido na história, inclusive inspirando as autoridades persas para determinar a reconstrução do templo, com o que se cumpriram as profecias dos profetas Ageu e Zacarias. Que nos habituemos a, de forma cada vez mais frequente, ir alegremente à casa do Senhor para celebrar o seu nome e usufruir da justiça, da paz e da segurança dos que são por ele amados. Rogamo-vos por nossos irmãos e nossos amigos – por quem temos profundo amor – para que tenham paz e felicidade; que possamos usufruir de forma cada vez mais intensa as graças daqueles que integram a família de Jesus, que é formada pelos que ouvem e colocam em prática a palavra de Deus! Cremos, Senhor, mas aumentai nossa fé!
Leitura complementar
LEITURAS DA LITURGIA DAS HORAS DE 26 DE SETEMBRO DE 2023<http://www.ibreviary.com/m2/opzioni.php>
PRIMEIRA LEITURA DO OFÍCIO DAS LEITURAS
Da Profecia de Ezequiel 36, 16-36
Futura restauração do povo de Deus: um coração novo e um espírito novo
O Senhor dirigiu-me a palavra, dizendo: «Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, manchou-a com o seu proceder e as suas obras. Diante de Mim o seu procedimento era como o sangue impuro de uma mulher. Fiz-lhes então sentir a minha indignação, por causa do sangue que haviam derramado no país e dos ídolos com que o tinham profanado. Dispersei-os entre as nações, e eles espalharam-se entre os povos; julguei-os segundo o seu proceder e as suas obras. E entre as nações por onde se dispersaram, profanaram o meu santo nome; e por isso se dizia deles: ‘Estes são o povo do Senhor: tiveram de sair da sua terra’. Quis então salvar a honra do meu santo nome, que a casa de Israel profanara entre as nações para onde tinha ido.
Por isso, diz à casa de Israel: Assim fala o Senhor Deus: Não é por causa de vós que faço isto, casa de Israel, mas por causa do meu santo nome, que vós profanastes entre as nações para onde fostes. Manifestarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado por vós entre as nações. E as nações reconhecerão que Eu sou o Senhor – diz o Senhor Deus –, quando a seus olhos Eu manifestar em vós a minha santidade.
Eu vos tirarei de entre as nações e vos reunirei de todos os países, para vos conduzir à vossa terra. Derramarei sobre vós água pura e ficareis limpos de todas as imundícies; purificar-vos-ei de todos os ídolos. Dar-vos-ei um coração novo e infundirei em vós um espírito novo; arrancarei do vosso peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Infundirei em vós o meu espírito e farei que vivais segundo os meus preceitos, que observeis e ponhais em prática as minhas leis. Habitareis na terra que dei a vossos pais; sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus.
Purificar-vos-ei de todas as vossas impurezas. Farei aparecer o trigo, multiplicá-lo-ei e nunca mais vos mandarei a fome. Multiplicarei os frutos das árvores e os produtos dos campos, para nunca mais sofrerdes a humilhação da fome no meio das nações. Então recordareis o vosso mau proceder e as vossas ações que não eram boas. Sentireis repugnância por vós mesmos, por causa das vossas próprias iniquidades e pecados. Ficai certos de que não é por causa de vós que assim procedo, diz o Senhor. Envergonhai-vos e corai por causa do vosso proceder, ó casa de Israel.
Assim fala o Senhor Deus: No dia em que Eu vos purificar de todas as vossas iniquidades, repovoarei as cidades, e as ruínas serão restauradas. A terra devastada voltará a cultivar-se, depois de ter sido uma desolação aos olhos dos que passavam.
Dir-se-á: ‘Esta terra, antes devastada, tornou-se um jardim do Éden. Estas cidades em ruínas, devastadas e destruídas, estão fortificadas e habitadas’. Então as nações que permanecem à vossa volta reconhecerão que Eu, o Senhor, reconstruí o que estava em ruínas e plantei o que estava devastado. Eu, o Senhor, digo e faço».
SEGUNDA LEITURA DO OFÍCIO DAS LEITURAS
Do Sermão de Santo Agostinho, bispo, sobre os Pastores (Sermo 46, 18-19: CCL 41, 544-546) (Sec. V)
A Igreja cresce como a videira e propaga-se por toda a terra
Espalharam-se por todos os montes e colinas, dispersaram-se por toda a face da terra. Que significa: Dispersaram-se por toda a face da terra? Quer dizer que se deixaram atrair pelas coisas terrenas, por tudo o que brilha à face da terra; e só isso amam e procuram. Não querem morrer, não querem aquela morte em que a sua vida se esconde em Cristo. Dispersaram-se por toda a face da terra, porque amam os bens terrenos e andam errantes por toda a face da terra. Encontram-se em diversos lugares; uma só mãe, a soberba, os gerou a todos, como também uma só mãe, a nossa Igreja católica, gerou todos os fiéis cristãos, que vivem no mundo inteiro.
Não é de admirar que a soberba gere a divisão, como a caridade gera a unidade. A nossa mãe, a Igreja católica, com o Pastor que nela vive, procura por toda a parte os que andam errantes, fortalece os débeis, cura os doentes, trata os feridos.
Vela por todos, embora eles não se conheçam diretamente uns aos outros. Mas ela conhece-os a todos, porque está em todos.
Ela é como a videira que foi crescendo e se propagou por toda a parte; aqueles, porém, são como sarmentos inúteis, que a foice do agricultor tem de cortar por causa da sua esterilidade, não para amputar a videira mas apenas para a podar. Aqueles sarmentos ficaram no mesmo lugar onde caíram ao serem cortados. A videira, porém, vai crescendo por todo o lado e conhece não só os sarmentos que nela permaneceram, mas também os que foram cortados e ficaram junto dela.
No entanto a Igreja continua a chamar os que andam perdidos, porque também a estes ramos cortados se refere o Apóstolo ao dizer: Deus tem poder para os enxertar de novo. Portanto, quer lhes chames ovelhas que se desgarraram do rebanho, quer lhes chames sarmentos que foram cortados da videira, Deus é tão poderoso para reconduzir as ovelhas como para enxertar de novo os sarmentos, porque Ele é o pastor supremo e o verdadeiro agricultor. Dispersaram-se por toda a face da terra, e ninguém se interessa por elas, ninguém as procura. Quer dizer, nenhum daqueles maus pastores se interessa por elas, nenhum pastor humano as procura.
Por isso, pastores, escutai a palavra do Senhor: Pela minha vida, diz o Senhor Deus. Vede como começa. É como um juramento que faz o próprio Deus, tomando a sua vida por testemunho: Pela minha vida, diz o Senhor. Os pastores morreram mas as ovelhas estão seguras, pela vida do Senhor. Pela minha vida, diz o Senhor Deus. Quais foram os pastores que morreram? Os que procuravam os seus interesses e não os de Jesus Cristo. Mas haverá outros pastores, que não procurem os seus interesses mas os de Jesus Cristo? Há certamente. Eles encontram-se e não faltam nem faltarão.
LEITURA BREVE DA ORAÇÃO DE LAUDES
Rom 13, 11b.12-13a
Chegou a hora de nos levantarmos do sono. A noite vai adiantada, aproxima-se o dia. Abandonemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como convém em pleno dia.
LEITURA BREVE DA HORA TERÇA
Jer 17, 7-8
Feliz de quem confia no Senhor e põe no Senhor a sua esperança. Semelhante a uma árvore plantada à beira da água, estende as suas raízes para a corrente. Nada tem a temer quando vem o calor, e as suas folhas mantêm-se sempre verdes. Em ano de estiagem não se inquieta, nem deixa de produzir sempre os seus frutos.
LEITURA BREVE DA HORA SEXTA
Prov 3, 13-15
Feliz de quem encontrou a sabedoria, de quem adquiriu a inteligência. Porque vale mais este lucro que o da prata, e o fruto que se obtém é melhor que o ouro fino. Ela é mais preciosa que as pérolas: joia alguma a pode igualar.
LEITURA BREVE DA HORA NONA
Job 5, 17-18
Feliz o homem a quem Deus corrige: não desprezes a lição do Omnipotente. Ele fere e cura; Ele produz a ferida e com suas mãos a sara.
LEITURA BREVE DA ORAÇÃO DE VÉSPERAS
1 Jo 3, 1a.2
Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de fato. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos como Ele é. Esperamos a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos tornará firmes até ao fim, para que sejamos irrepreensíveis no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, por quem fomos chamados à comunhão com seu Filho.
LEITURA BREVE DA ORAÇÃO DE COMPLETAS
1 Pedro 5, 8-9a
Sede sóbrios e estai vigilantes: o vosso inimigo, o demônio, anda à vossa volta, como leão que ruge, procurando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé.
Confraria Contardo Ferrini
confraria@catolicospraticantes.com.br
www.catolicospraticantes.com.br
Importante:
* A Liturgia Diária, a porção da Palavra de Deus escolhida para cada dia, consiste em refeição espiritual de escol brindada pela Santa Madre Igreja, preparatória para o alimento divino, a Sagrada Eucaristia. Auguramos que esse estudo orante possa contribuir para potencializar o sustento e o remédio que essas santas palavras são destinadas a proporcionar e que com cada vez maior assiduidade mais irmãos na fé priorizem sorver diariamente as delícias inefáveis da Santa Palavra e da Sagrada Eucaristia. Sugerimos, caso não for possível por alguma razão desfrutar a missa presencialmente, que se o faça ao menos virtualmente, pela televisão ou internet. Também recomendamos escrever na área de busca de sites veiculadores de vídeos na internet as palavras “Homilia diária” e aproveitar os momentos livres do pensamento (inclusive no decorrer da realização de atividades manuais que não requerem intensa concentração – como lavar louça, por exemplo) para ouvir as reflexões de clérigos qualificados para nos ajudar a compreender com cada vez mais profundidade os desígnios divinos.
** O católico que participar de todas as Missas diárias ou estudar a Liturgia Diária pelo período de três anos, terá estudado toda a Bíblia (exceto partes de algumas passagens que são apresentadas de forma sintetizada, das quais são suprimidos versículos considerados de importância secundária. Nestes estudos apresentamos o Salmo completo e eventualmente inserimos algumas passagens suprimidas que reputamos importantes para a melhor compreensão e compenetração no ensinamento bíblico). Essa breve exegese da Liturgia Diária é recomendada para quem busca conhecer com profundidade a Palavra de Deus, para dela se tornar íntimo e colocá-la em prática.
*** A Liturgia das Horas é composta por sete momentos orantes rezados pelo fiel ao longo do dia. O primeiro, na madrugada, se chama Ofício das Leituras, composto pela recitação de vários salmos; a primeira leitura (extraída da Bíblia); a segunda leitura (extraída da Sagrada Doutrina) e algumas orações próprias. O segundo, Laudes, se reza no início da manhã, incluindo a recitação de salmos; orações; leitura bíblica breve e inclui também preces. Os momentos orantes do “miolo do dia” (das 09 às 15 horas) chamados “da hora média”, são propostos para serem realizados com brevidade em três etapas: Hora Terça, em torno das 09:00 horas; Hora Sexta, em torno das 12:00 horas; e Hora Nona, em torno das 15:00. São compostos pela recitação de salmos; orações e uma leitura bíblica breve. O sexto momento orante se dá antes do pôr do sol, sendo denominado de Vésperas e inclui também algumas preces, além dos salmos, orações e leitura bíblica breve. O sétimo momento orante denomina-se Completas, sendo realizado antes de dormir, incluindo o exame de consciência, uma breve recitação dos salmos, leitura bíblica breve e orações próprias, sendo bastante conciso. Tais momentos orantes são destinados especialmente à santificação do dia. A Liturgia das Horas serve também como ponto de interseção entre todos os católicos, sendo prescrita em especial para ser recitada por todos os componentes do clero, religiosos, religiosas, diáconos… constituindo-se fundamental para a unidade da fé, prevenindo a queda em heresias (a “escolha” de partes das escrituras e da doutrina e o rechaço de outras). Recomendamos vivamente que todos quantos puderem se dediquem a essa maravilhosa prática e reputamos como mínimo necessário a meditação da segunda leitura do Ofício das Leituras (aqui trazida como leitura complementar, extraída do o site <http://www.ibreviary.com/>), com o que nos tornamos agraciados com os preciosíssimos tesouros da Sagrada Doutrina brindados pelos que cultivaram a fé desde o início da Igreja. Podemos acessar a Liturgia das Horas através de livro próprio, também chamado de Breviário, ou por meio de aplicativos ou sites na internet. O fiel pode ainda digitar na área de busca o nome do momento orante que deseja acompanhar e terá à disposição essa oração com os salmos cantados.
