LITURGIA DE 27 DE SETEMBRO DE 2023 – QUARTA FEIRA – SÃO VICENTE DE PAULO – PRESBÍTERO
27 de setembro de 2023LITURGIA DE 29 DE SETEMBRO DE 2023 – SEXTA FEIRA – SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS
29 de setembro de 2023Néctar espiritual potencializador da prática cristã extraído do estudo da Liturgia Diária de 28/09/2023
As santas palavras desta liturgia instam em especial a assumir o compromisso – e pedimos o auxílio divino para fazê-lo da melhor forma possível – na primeira leitura (Ag 1,1-8), de tomar consciência de que não é sensato protelar o atendimento das coisas de Deus; ao contrário, cumpre priorizá-las, sob pena de, por negligência e aguda insensatez, obstar o fluxo da graça divina. Longe da graça, caímos em desgraça… O profeta Ageu exemplifica a situação de quem se distancia da graça do Senhor: semeia muito e colhe pouco; come e bebe, porém não se sacia; veste-se, mas não se aquece; o que busca acumular, o faz como que em saco roto… Que essas santas palavras se impregnem profundamente em nossas consciências e nos comportemos com diligência e sensatez priorizando o Reino de Deus e sua justiça, com plena convicção de que assim procedendo, tudo mais nos será acrescentado! As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 149) instam-nos a cantar ao Senhor cânticos novos, ressoando o seu louvor nas assembleias dos fiéis, porque ele nos ama e, se nos mantermos humildes, nos dará honra e vitória! Cumpre-nos, pois, exultar e alegrar-nos no Senhor e nos empenhar no combate espiritual, intensificando nossas orações e ações de amor a Deus e ao próximo para que o Reino de Deus se estenda para cada vez mais pessoas mundo afora – em especial dando bom testemunho da fé aos nossos próximos. O Santo Evangelho (Lc 9,7-9) insta-nos à consciência das especulações humanas de quem não conhece Jesus, que levam a um estado de confusão, de inquietude… e à clareza do quão bom e agradável é aderir a Jesus, segui-lo de perto, contar com a segurança daquele que é o caminho, a verdade e a vida!
Antífona da entrada
– Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se chamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Saudação
– Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
– Amém.
– A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
– Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Oração do dia
– Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª Leitura: Ag 1,1-8
Salmo Responsorial: Sl 149
– O Senhor ama seu povo de verdade.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo 14,6)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 9,7-9
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor!
Busca do reto entendimento – invocação do Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra! Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação! Por Cristo, Senhor nosso! Amém!
Ensinamento
As santas palavras desta Liturgia Diária ensinam em especial, na 1ª Leitura, sobre que afirmou o profeta (Ag 1,1-8): No segundo ano do reinado de Dario, no primeiro dia do sexto mês, a palavra do Senhor foi dirigida pelo profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, nestes termos: 2.Eis o que diz o Senhor dos exércitos: este povo diz: não é ainda chegado o momento de reconstruir a casa do Senhor. 3.E a palavra do Senhor foi transmitida pelo profeta Ageu: 4.É então o momento de habitardes em casas confortáveis, estando esta casa em ruínas? Eis o que declara o Senhor dos exércitos: 5.considerai o que fazeis! 6.Semeais muito e recolheis pouco; comeis e não vos saciais; bebeis e não chegais a apagar a vossa sede; vestis, mas não vos aqueceis; e o operário guarda o seu salário em saco roto! 7.Assim fala o Senhor dos exércitos: refleti no que fazeis! 8.Subi a montanha, trazei madeira e reconstruí a minha casa; ela me será agradável e nela serei glorificado, – oráculo do Senhor.
O Salmo Responsorial oportuniza-nos fazer coro com o louvor orante do salmista (Sl 149): Aleluia. Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembléia dos fiéis. 2.Alegre-se Israel em seu criador, exultem em seu rei os filhos de Sião. 3.Em coros louvem o seu nome, cantem-lhe salmos com o tambor e a cítara, 4.porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória. 5.Exultem os fiéis na glória, alegrem-se em seus leitos. 6.Tenham nos lábios o louvor de Deus, e nas mãos a espada de dois gumes, 7.para tirar vingança das nações pagãs, e impor castigos aos povos; 8.para lançar em ferros os seus reis, e pôr algemas em seus príncipes, 9.executando contra eles o julgamento pronunciado. Tal é a glória reservada a todos os seus fiéis.
No Santo Evangelho, sobre que (Lc 9,7-9): O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns diziam: É João que ressurgiu dos mortos; outros: É Elias que apareceu; 8.e ainda outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. 9.Mas Herodes dizia: Eu degolei João. Quem é, pois, este, de quem ouço tais coisas? E procurava ocasião de vê-lo.
Compromisso
Tais santas palavras e ensinamentos instam em especial a assumir o compromisso – e pedimos auxílio divino para fazê-lo da melhor forma possível – na primeira leitura (Ag 1,1-8), de tomar consciência de que não é sensato protelar o atendimento das coisas de Deus; ao contrário, cumpre priorizá-las, sob pena de, por negligência e aguda insensatez, obstar o fluxo da graça divina. Longe da graça, caímos em desgraça… O profeta Ageu exemplifica a situação de quem se distancia da graça do Senhor: semeia muito e colhe pouco; come e bebe, porém não se sacia; veste-se, mas não se aquece; o que busca acumular, o faz como que em saco roto… Que essas santas palavras se impregnem profundamente em nossas consciências e nos comportemos com diligência e sensatez priorizando o Reino de Deus e sua justiça, com plena convicção de que assim procedendo, tudo mais nos será acrescentado!
As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 149) instam-nos a cantar ao Senhor cânticos novos, ressoando o seu louvor nas assembleias dos fiéis, porque ele nos ama e, se nos mantermos humildes, nos dará honra e vitória! Cumpre-nos, pois, exultar e alegrar-nos no Senhor e nos empenhar no combate espiritual, intensificando nossas orações e ações de amor a Deus e ao próximo para que o Reino de Deus se estenda para cada vez mais pessoas mundo afora – em especial dando bom testemunho da fé aos nossos próximos.
O Santo Evangelho (Lc 9,7-9) insta-nos à consciência das especulações humanas de quem não conhece Jesus, que levam a um estado de confusão, de inquietude… e à clareza do quão bom e agradável é aderir a Jesus, segui-lo de perto, contar com a segurança daquele que é o caminho, a verdade e a vida!
Oração final
Ó Trindade Santíssima, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para tomar plena consciência de que não é sensato protelar o atendimento das coisas de Deus; ao contrário, cumpre priorizá-las, sob pena de, por negligência e aguda insensatez, obstar o fluxo da graça divina – e longe da graça, cairmos em desgraça… Que não ocorra conosco as situação que o profeta Ageu exemplifica que tende a ocorrer com quem se distancia da graça do Senhor: semeia muito e colhe pouco; come e bebe, porém não se sacia; veste-se, mas não se aquece; o que busca acumular, o faz como que em saco roto… Que nos comportemos com diligência e sensatez, priorizando o Reino de Deus e sua justiça, com plena convicção de que assim procedendo, tudo mais nos será acrescentado! Cantaremos ao Senhor cânticos novos, ressoando o seu louvor nas assembleias dos fiéis, porque vós nos amais e, se nos mantermos humildes, nos dareis honra e vitória! Exultamos e alegramo-nos em vós e nos empenharemos no combate espiritual, intensificando nossas orações e ações de amor a Deus e ao próximo para que o Reino de Deus se estenda para cada vez mais pessoas mundo afora – em especial dando bom testemunho da fé aos nossos próximos. Que fiquem longe de nós as especulações humanas de quem não conhece Jesus, que levam a estados de confusão, inquietude… Dai-nos cada vez mais clareza do quão bom e agradável é aderir a Jesus, segui-lo de perto, contar com a segurança daquele que é o caminho, a verdade e a vida! Cremos, Senhor, mas aumentais a nossa fé!
Leitura complementar
LEITURAS DA LITURGIA DAS HORAS DE 28 DE SETEMBRO DE 2023<http://www.ibreviary.com/m2/opzioni.php>
PRIMEIRA LEITURA DO OFÍCIO DAS LEITURAS
Da Profecia de Ezequiel 37, 15-28
Anúncio da união entre Israel e Judá
O Senhor dirigiu-me a palavra, dizendo: «Tu, filho do homem, toma uma vara e escreve nela: ‘Judá e os filhos de Israel que estão com ele’. Em seguida toma outra vara e escreve nela: ‘José, vara de Efraim, e toda a casa de Israel que está com ele’ .
Depois, junta-as uma à outra, de modo que formem uma só vara na tua mão. E quando os filhos do teu povo te disserem:
‘Não queres explicar-nos o que isso significa?’, responderás: Assim fala o Senhor Deus: ‘Vou tomar a vara de José, que está na mão de Efraim, e as tribos de Israel que estão com ele, para as juntar à vara de Judá, de modo que, unidas na minha mão, não formem senão uma só vara.
Guardarás ostensivamente na mão as varas em que tiveres feito estas inscrições. Então lhes dirás: ‘Assim fala o Senhor Deus: Vou tirar os filhos de Israel do meio das nações para onde foram, vou reuni-los de toda a parte, para os reconduzir à sua terra. Farei deles um só povo, na sua terra, nas montanhas de Israel, e um só rei reinará sobre todos eles. Nunca mais tornarão a ser duas nações, nem ficarão divididos em dois reinos. Não voltarão a manchar-se com os seus ídolos, com todas as suas abominações e pecados. Livrá-los-ei de todas as infidelidades que cometeram e hei-de purificá-los, para que sejam o meu povo e Eu seja o seu Deus.
O meu servo David será o seu rei, o único pastor de todos eles. Caminharão segundo os meus mandamentos e obedecerão às minhas leis, pondo-as em prática. Habitarão a terra que dei ao meu servo Jacob, a terra em que moraram os vossos pais. Aí habitarão eles e os seus filhos, e os filhos dos seus filhos para sempre. E o meu servo David será o seu rei para sempre.
Farei com eles uma aliança de paz, uma aliança eterna entre Mim e eles. Hei-de estabelecê-los, hei-de multiplicá-los e colocarei no meio deles o meu santuário para sempre. A minha morada será no meio deles: serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. As nações saberão que Eu sou o Senhor, que santifico Israel, quando o meu santuário estiver no meio deles para sempre’».
SEGUNDA LEITURA DO OFÍCIO DAS LEITURAS
Do Sermão de Santo Agostinho, bispo, sobre os Pastores
(Sermo 46, 24-25.27: CCL 41, 551-553) (Sec. V)
Apascentarei as minhas ovelhas em boas pastagens
Arrancá-las-ei de entre os povos e as reunirei dos vários países; hei-de reconduzi-las à sua terra e apascentá-las nas montanhas de Israel. As montanhas de Israel são as páginas da Escritura divina. Apascentai-vos nela, se quereis apascentar-vos em segurança. Tudo quanto nela encontrais, saboreai-o bem; tudo o que encontrais fora dela, rejeitai-o. Para não vos perderdes no meio do nevoeiro, ouvi a voz do Pastor. Reuni-vos nos montes da santa Escritura. Aí estão as delícias do vosso coração, aí nada é venenoso, nada é prejudicial; são as pastagens fertilíssimas dos montes de Israel. Vinde, ovelhas sãs; vinde vós somente, e apascentai-vos nas pastagens sadias dos montes de Israel.
E ao longo das ribeiras e em todos os prados da terra. Dos montes que vos mostramos, brotaram os rios da pregação evangélica, quando a sua voz se fez ouvir por toda a terra e, através destes rios da pregação evangélica, espalharam-se por toda a terra os prados férteis e abundantes, onde podem apascentar-se os rebanhos do Senhor.
Apascentá-las-ei em boas pastagens e terão o seu redil nos altos montes de Israel, isto é, encontrarão um lugar onde possam descansar e dizer: «Estamos bem aqui; é verdade o que nos disseram; não nos enganaram». E descansarão na glória de Deus, que será o seu redil. E dormirão, isto é, descansarão em agradáveis delícias.
E terão abundantes pastagens nos montes de Israel. Já vos falei dos montes de Israel, que são aqueles montes benéficos, para onde levantamos os olhos e donde nos vem o auxílio. Mas o nosso auxílio vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Por isso, para que não puséssemos toda a nossa esperança naqueles montes, depois de dizer: Apascentarei as minhas ovelhas nos montes de Israel, acrescentou imediatamente: Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas. Por conseguinte, levanta os teus olhos para os montes, donde te virá o auxílio; mas espera somente n’Aquele que diz: Eu mesmo apascentarei. Porque o teu auxílio vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
E termina assim: Eu as apascentarei com justiça. Vede como só Ele pode apascentar o rebanho com justiça. De fato, qual é o homem que pode julgar o homem? A terra está cheia de juízos temerários. Aquele de quem perdêramos toda a esperança, dum momento para o outro converte-se e torna-se o melhor de todos. E aquele em quem tanto confiávamos, dum momento para o outro falha e torna-se o pior de todos. Nem o nosso temor é constante, nem o nosso amor é estável.
O que é hoje cada homem, dificilmente o sabe o próprio homem. E se de algum modo ele sabe o que é hoje, não sabe o que será amanhã. Só Deus apascenta com justiça, dando a cada um o que precisa: isto a uns, aquilo a outros, a cada qual o que lhe convém; porque Ele sabe o que deve fazer. Portanto, só Ele apascenta com justiça.
LEITURA BREVE DA ORAÇÃO DE LAUDES
Is 66, 1-2
Eis o que diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra escabelo dos meus pés. Que casa podereis construir-Me? Qual será o lugar do meu repouso? Pela minha mão foram feitas todas as coisas e tudo Me pertence, diz o Senhor. O meu olhar volta-se para os humildes e os corações contritos, para aqueles que temem as minhas palavras.
LEITURA BREVE DA HORA TERÇA
Am 4, 13
Aquele que formou os montes e criou os ventos, Aquele que revela ao homem os seus próprios pensamentos, que faz a aurora e as trevas e caminha sobre as alturas da terra, o seu nome é Senhor Deus dos Exércitos.
LEITURA BREVE DA HORA SEXTA
Am 5, 8
Aquele que criou as Plêiades e o Orionte, Aquele que muda as trevas em aurora e transforma o dia em noite, que chama as águas do mar e as derrama sobre a face da terra, o seu nome é Senhor.
LEITURA BREVE DA HORA NONA
Am 9, 6
Aquele que constrói no céu a sua morada e firma sobre a terra a abóbada celeste, Aquele que chama as águas do mar e as derrama sobre a face da terra, o seu nome é Senhor.
LEITURA BREVE DA ORAÇÃO DE VÉSPERAS
1 Pedro 1, 6-9
A esperança vos enche de alegria, embora talvez vos seja preciso ainda, por pouco tempo, passar por diversas provações, para que a prova a que é submetida a vossa fé – muito mais preciosa que o ouro perecível, que se prova pelo fogo – seja digna de louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo Se manifestar. Sem O terdes visto, vós O amais; sem O ver ainda, acreditais n’Ele. E isto é para vós fonte de uma alegria inefável e gloriosa, porque conseguis o fim da vossa fé: a salvação das vossas almas.
LEITURA BREVE DA ORAÇÃO DE COMPLETAS
1 Tess 5, 23
O Deus da paz vos santifique totalmente, para que todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Confraria Contardo Ferrini
confraria@catolicospraticantes.com.br
www.catolicospraticantes.com.br
Importante:
* A Liturgia Diária, a porção da Palavra de Deus escolhida para cada dia, consiste em refeição espiritual de escol brindada pela Santa Madre Igreja, preparatória para o alimento divino, a Sagrada Eucaristia. Auguramos que esse estudo orante possa contribuir para potencializar o sustento e o remédio que essas santas palavras são destinadas a proporcionar e que com cada vez maior assiduidade mais irmãos na fé priorizem sorver diariamente as delícias inefáveis da Santa Palavra e da Sagrada Eucaristia. Sugerimos, caso não for possível por alguma razão desfrutar a missa presencialmente, que se o faça ao menos virtualmente, pela televisão ou internet. Também recomendamos escrever na área de busca de sites veiculadores de vídeos na internet as palavras “Homilia diária” e aproveitar os momentos livres do pensamento (inclusive no decorrer da realização de atividades manuais que não requerem intensa concentração – como lavar louça, por exemplo) para ouvir as reflexões de clérigos qualificados para nos ajudar a compreender com cada vez mais profundidade os desígnios divinos.
** O católico que participar de todas as Missas diárias ou estudar a Liturgia Diária pelo período de três anos, terá estudado toda a Bíblia (exceto partes de algumas passagens que são apresentadas de forma sintetizada, das quais são suprimidos versículos considerados de importância secundária. Nestes estudos apresentamos o Salmo completo e eventualmente inserimos algumas passagens suprimidas que reputamos importantes para a melhor compreensão e compenetração no ensinamento bíblico). Essa breve exegese da Liturgia Diária é recomendada para quem busca conhecer com profundidade a Palavra de Deus, para dela se tornar íntimo e colocá-la em prática.
*** A Liturgia das Horas é composta por sete momentos orantes rezados pelo fiel ao longo do dia. O primeiro, na madrugada, se chama Ofício das Leituras, composto pela recitação de vários salmos; a primeira leitura (extraída da Bíblia); a segunda leitura (extraída da Sagrada Doutrina) e algumas orações próprias. O segundo, Laudes, se reza no início da manhã, incluindo a recitação de salmos; orações; leitura bíblica breve e inclui também preces. Os momentos orantes do “miolo do dia” (das 09 às 15 horas) chamados “da hora média”, são propostos para serem realizados com brevidade em três etapas: Hora Terça, em torno das 09:00 horas; Hora Sexta, em torno das 12:00 horas; e Hora Nona, em torno das 15:00. São compostos pela recitação de salmos; orações e uma leitura bíblica breve. O sexto momento orante se dá antes do pôr do sol, sendo denominado de Vésperas e inclui também algumas preces, além dos salmos, orações e leitura bíblica breve. O sétimo momento orante denomina-se Completas, sendo realizado antes de dormir, incluindo o exame de consciência, uma breve recitação dos salmos, leitura bíblica breve e orações próprias, sendo bastante conciso. Tais momentos orantes são destinados especialmente à santificação do dia. A Liturgia das Horas serve também como ponto de interseção entre todos os católicos, sendo prescrita em especial para ser recitada por todos os componentes do clero, religiosos, religiosas, diáconos… constituindo-se fundamental para a unidade da fé, prevenindo a queda em heresias (a “escolha” de partes das escrituras e da doutrina e o rechaço de outras). Recomendamos vivamente que todos quantos puderem se dediquem a essa maravilhosa prática e reputamos como mínimo necessário a meditação da segunda leitura do Ofício das Leituras (aqui trazida como leitura complementar, extraída do o site <http://www.ibreviary.com/>), com o que nos tornamos agraciados com os preciosíssimos tesouros da Sagrada Doutrina brindados pelos que cultivaram a fé desde o início da Igreja. Podemos acessar a Liturgia das Horas através de livro próprio, também chamado de Breviário, ou por meio de aplicativos ou sites na internet. O fiel pode ainda digitar na área de busca o nome do momento orante que deseja acompanhar e terá à disposição essa oração com os salmos cantados.
