07 DE JULHO DE 2023 – SEXTA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
7 de julho de 202309 DE JULHO DE 2023 – DOMINGO DA XIV SEMANA DO TEMPO COMUM
9 de julho de 2023Néctar espiritual extraído da Liturgia Diária de 08 de julho de 2023
Essas santas palavras convidam de forma especial a atuar conforme as orientações do Senhor e assim levar a bênção a quem ele elege; a bendizer eternamente o Senhor por suas maravilhas, bem como a fazer tudo no tempo oportuno e do modo apropriado, renovando constantemente a alma e o coração para conservar a doutrina de Jesus, que é o Filho de Deus, o amor encarnado.
Antífona da entrada
– Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. –Sl 46, 2.
Saudação
– Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
– Amém.
– A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
– Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Oração do dia (Coleta)
– Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª Leitura: Gn 27,1-5.15-29
Salmo Responsorial: Sl 134
– Louvai o Senhor, porque é bom!
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. – Jo 10,27
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 9,14-17
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
– Glória a vós, Senhor!
Ensinamentos
As santas palavras desta Liturgia Diária ensinam em especial, na primeira leitura (Gn 27,1-5.15-29), sobre a bênção do pai de Esaú dada ao irmão Jacó, devido à intervenção da mãe, Rebeca, que compreendeu ser essa a vontade do Senhor.
No Salmo Responsorial, afirma o salmista (Sl 134): 1. Aleluia. Louvai o nome do Senhor, louvai-o, servos do Senhor, 2. vós que estais no templo do Senhor, nos átrios da casa de nosso Deus. 3. Louvai o Senhor, porque ele é bom; cantai à glória de seu nome, porque ele é amável. 4. Pois o Senhor escolheu Jacó para si, ele tomou Israel por sua herança. 5. Em verdade, sei que o Senhor é grande, e nosso Deus é maior que todos os deuses. 6. O Senhor faz tudo o que lhe apraz, no céu e na terra, no mar e nas profundezas das águas. 7. Ele chama as nuvens dos confins da terra, faz chover em meio aos relâmpagos, solta o vento de seus reservatórios.8. Foi ele que feriu os primogênitos do Egito, tanto dos homens como dos brutos. 9. Realizou em ti, Egito, sinais e prodígios, contra o faraó e todos os seus servos.10. Abateu numerosas nações, e exterminou reis poderosos: 11. Seon, rei dos amorreus; Og, rei de Basã, assim como todos os reis de Canaã.12. E deu a terra deles em herança, como patrimônio para Israel, seu povo. 13. Ó Senhor, vosso nome é eterno! Senhor, vossa lembrança passa de geração em geração, 14. pois o Senhor é o guarda de seu povo, e tem piedade de seus servos. 15. Os ídolos dos pagãos não passam de prata e ouro, são obras de mãos humanas. 16. Têm boca e não podem falar; têm olhos e não podem ver; 17. têm ouvidos e não podem ouvir. Não há respiração em sua boca. 18. Assemelhem-se a eles todos os que os fizeram, e todos os que neles confiam. 19. Casa de Israel, bendizei o Senhor; casa de Aarão, bendizei o Senhor;20. casa de Levi, bendizei o Senhor. Vós todos que o servis, bendizei o Senhor. 21. De Sião seja bendito o Senhor, que habita em Jerusalém.
No Santo Evangelho sobre que (Mt 9,14-17): 14. Então os discípulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: “Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?”15. Jesus respondeu: Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão [Muitos cristãos jejuam nas sextas-feiras em sinal de compaixão pela morte de Jesus]. 16. Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. 17. Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam [Sentido: para receber e conservar a nova doutrina de Jesus, torna-se necessário conciliar uma alma nova e um coração novo. Odres: recipientes feitos de peles de animais – Bíblia Ave Maria].
Busca do reto entendimento – invocação do Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra! Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação! Por Cristo, Senhor nosso! Amém!
Compromisso
Tais santas palavras e ensinamentos instam a assumir o compromisso – cumprindo pedir o auxílio divino para fazê-lo – na primeira leitura (Gn 27,1-5.15-29), de atuar com a consciência de que a eleição divina recai sobre quem Deus deseja, de modo que a bênção destinada pela tradição a Esaú foi dada ao irmão Jacó, por intervenção da mãe, Rebeca, que compreendeu ser essa a vontade do Senhor, tendo sido inspirada pelo Senhor a assim proceder.
As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 134) instam a louvar o nome do Senhor, buscando acercar-se de seu templo, pois o Senhor é bom e amável e devem ser cantadas glórias ao seu nome, tendo feito tudo que lhe foi agradável, desde a terra, o mar e os céus com tudo o que contêm. O Senhor operou inúmeros prodígios, guardando piedosamente seu povo, cumprindo bendizê-lo eternamente.
As palavras do Santo Evangelho (Mt 9,14-17) concitam a atuar com a consciência de que tudo tem o seu tempo oportuno e o modo correto de ser feito, cumprindo-nos jejuar agora, conforme orienta a Santa Madre Igreja, nas sextas-feiras, em memória à morte de Jesus na cruz, porém com a consciência de que ressuscitou no terceiro dia, e agir com denodado empenho para renovar constantemente a alma e o coração para conservar a doutrina de Jesus, o Filho de Deus, o amor encarnado.
Oração final
Ilumina e sustenta-nos, Senhor, para atuar conforme as vossas orientações e assim levar a bênção a quem vós elegeis, fazendo tudo no tempo oportuno e do modo apropriado, renovando constantemente a alma e o coração para conservar a doutrina de Jesus, que é o amor encarnado. Bendito seja eternamente, ó Senhor, por vossas maravilhas!
Leitura complementar
SEGUNDA LEITURA DO OFÍCIO DAS LEITURAS DA LITURGIA DAS HORAS DE 08 DE JULHO DE 2023 <http://www.ibreviary.com/m2/breviario.php?s=ufficio_delle_letture>
Das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém, bispo
(Cat. 1, 2-3. 5-6: PG 33, 371. 375-378) (Sec. IV)
Confessa os teus pecados no tempo favorável
Se há aqui algum escravo do pecado, prepare-se pela fé para a regeneração na liberdade da adoção filial; e tendo abandonado a miserável escravatura dos pecados e submetendo-se ao suavíssimo jugo do Senhor, será digno de possuir a herança do reino celeste. Pela confissão dos pecados, despojai-vos do homem velho, viciado pelas seduções do mal, e revesti-vos do homem novo que se renova à imagem d’Aquele que o criou. Adquiri pela fé o penhor do Espírito Santo, para serdes recebidos nas moradas eternas. Aproximai-vos do místico sinal para poderdes ser reconhecidos favoravelmente pelo vosso Senhor. Reuni-vos ao santo e espiritual rebanho de Cristo, para que um dia, separados à sua direita, recebais em herança a vida que vos está preparada.
Porque aqueles que estiverem ainda presos à aspereza do pecado, serão colocados à esquerda, por não se terem aproximado da graça de Deus, que é dada por Cristo na regeneração do Batismo. Não me refiro, evidentemente, a uma regeneração corporal, mas ao renascimento espiritual da alma. Na verdade, os corpos são gerados pelos pais terrenos, mas as almas são regeneradas pela fé, porque o Espírito sopra onde quer. E então, se te tornares digno, se a tua consciência for encontrada livre de qualquer mancha ou falsidade, poderás ouvir aquela voz: Muito bem, servo bom e fiel.
Se, no entanto, algum dos presentes julga que pode enganar a graça de Deus, ilude-se a si mesmo e desconhece o valor das coisas. Procura, ó homem, ter uma alma sincera e isenta de toda a simulação, porque Deus perscruta a mente e o coração.
O tempo presente é tempo de conversão. Confessa o que fizeste, quer por palavras quer por obras, de noite ou de dia. Confessa-o no tempo favorável e receberás o tesouro celeste no dia da salvação.
Purifica a tua ânfora, para que receba a graça com maior abundância; porque a remissão dos pecados é dada a todos por igual, mas a comunicação do Espírito Santo é concedida segundo a proporção da fé de cada um. Se trabalhares pouco, pouco receberás; mas se trabalhares muito, receberás uma grande recompensa. Corres para teu proveito; olha bem para a frente e vê o que te convém.
Se tens alguma coisa contra alguém, perdoa. Aproximas-te para receberes o perdão dos pecados: é preciso que também tu perdoes a quem te ofendeu.
Confraria Contardo Ferrini
confraria@catolicospraticantes.com.br
www.catolicospraticantes.com.br
Importante:
* A Liturgia Diária, a porção da Palavra de Deus escolhida para cada dia, consiste em refeição espiritual de escol brindada pela Santa Madre Igreja, preparatória para o alimento divino, a Sagrada Eucaristia. Auguramos que esse estudo orante possa contribuir para potencializar o sustento e o remédio que essas santas palavras são destinadas a proporcionar e que com cada vez maior assiduidade mais irmãos na fé priorizem sorver diariamente as delícias inefáveis da Santa Palavra e da Sagrada Eucaristia. Sugerimos, caso não for possível por alguma razão desfrutar a missa presencialmente, que se o faça ao menos virtualmente, pela televisão ou internet. Também recomendamos escrever na área de busca as palavras “Homilia diária” e aproveitar os momentos livres do pensamento (inclusive no decorrer da realização de atividades manuais que não requerem intensa concentração – como lavar louça, por exemplo) para ouvir as reflexões de clérigos qualificados para nos ajudar a compreender com cada vez mais profundidade os desígnios divinos.
** O católico que participar de todas as Missas diárias ou estudar a Liturgia Diária pelo período de três anos, terá estudado toda a Bíblia (exceto partes de algumas passagens que são apresentadas de forma sintetizada, das quais são suprimidos versículos considerados de importância secundária. Nestes estudos apresentamos o Salmo completo e eventualmente inserimos algumas passagens suprimidas que reputamos importantes para a melhor compreensão e compenetração no ensinamento bíblico). Essa breve exegese da Liturgia Diária é recomendada para quem busca conhecer com profundidade a Palavra de Deus, para dela se tornar íntimo e colocá-la em prática.
*** A Liturgia das Horas é composta por sete momentos orantes realizados pelo fiel ao longo do dia. O primeiro, na madrugada, se chama Ofício das Leituras, composto pela recitação de vários salmos; a primeira leitura (extraída da Bíblia); a segunda leitura (extraída da Sagrada Doutrina) e algumas orações próprias. O segundo, Laudes, se reza no início da manhã, incluindo a recitação de salmos; orações; leitura bíblica breve e inclui também preces. Os momentos orantes do “miolo do dia” (das 09 às 15 horas) chamados “da hora média”, são propostos para serem realizados com brevidade em três etapas: Hora Terça, em torno das 09:00 horas; Hora Sexta, em torno das 12:00 horas; e Hora Nona, em torno das 15:00. São compostos pela recitação de salmos; orações e uma leitura bíblica breve. O sexto momento orante se dá antes do pôr do sol, sendo denominado de Vésperas e inclui também algumas preces, além dos salmos, orações e leitura bíblica breve. O sétimo momento orante denomina-se Completas, sendo realizado antes de dormir, incluindo o exame de consciência, uma breve recitação dos salmos, leitura bíblica breve e orações próprias, sendo bastante conciso. Tais momentos orantes são destinados especialmente à santificação do dia. A Liturgia das Horas serve também como ponto de interseção entre todos os católicos, sendo prescrita para ser recitada por todos os componentes do clero, religiosos, religiosas, diáconos… constituindo-se fundamental para a unidade da fé, prevenindo a queda em heresias (a “escolha” de partes das escrituras e da doutrina e o rechaço de outras). Recomendamos vivamente que todos quantos puderem se dediquem a essa maravilhosa prática e reputamos como mínimo necessário a meditação da segunda leitura do Ofício das Leituras (aqui trazida como leitura complementar, extraída do o site <http://www.ibreviary.com/>), com o que nos tornamos agraciados com os preciosíssimos tesouros da Sagrada Doutrina brindados pelos que cultivaram a fé desde o início da Igreja. Podemos acessar a Liturgia das Horas através de livro próprio, também chamado de Breviário, ou por meio de aplicativos ou sites na internet. O fiel pode também digitar na área de busca o nome do momento orante que deseja acompanhar e terá à disposição essa oração com os salmos cantados.
