“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 7 DE SETEMBRO DE 2025
7 de setembro de 2025“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 9 DE SETEMBRO DE 2025
9 de setembro de 2025Natividade da Virgem santa Maria
Saudação
– Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
– Amém.
– A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
– Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Oração firmadora do propósito de plenificar o viver com os tesouros brindados pela Santa Madre Igreja
Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, obrigado por mais este dia. Iluminai-me, inspirai-me, orientai-me e sustentai-me para que eu siga no caminho cristão, usufruindo da melhor forma possível os maravilhosos tesouros brindados pela Santa Madre Igreja disponibilizados neste “buffet espiritual” – em meio à realização dos deveres da vocação a que fui chamado, de meu estado de vida. Que eu possa me enriquecer espiritualmente com os estímulos à santificação do dia e da vida em que consistem as orações matinais da Liturgia das Horas (“Invitatório”, “Ofício das Leituras” e “Laudes”); a Santa Missa; as Meditações da Palavra do Senhor e o estudo do Catecismo da Igreja Católica; o néctar espiritual potencializador da prática cristã na sessão IMPULSIONAMENTO AO ESTUDO ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA (LECTIO DIVINA) – fundamental para o sustento, remédio e fortalecimento espiritual; os EXEMPLOS DE PRÁTICA CRISTÃ (síntese das inspiradoras histórias de vida dos santos do dia) e os ESTÍMULOS À SANTIFICAÇÃO DO DIA E DA VIDA (em que também consistem as demais orações da Liturgia das Horas). Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé! Amém!
OFÍCIO DAS LEITURAS (NA MADRUGADA)
[Fonte: <https://www.ibreviary.com/m2/breviario.php>]
PRIMEIRA LEITURA
Do Livro do Génesis 3, 9-20
Sentença contra o pecador e promessa de salvação
Naqueles dias, o Senhor Deus chamou Adão e disse‑lhe: «Onde estás?». Ele respondeu: «Ouvi o rumor dos vossos passos no jardim e, como estava nu, tive medo e escondi‑me». Disse Deus: «Quem te deu a conhecer que estavas nu? Terias tu comido do fruto dessa árvore, do qual te proibira comer?». O homem respondeu: «A mulher que me destes por companheira deu‑me do fruto da árvore e eu comi». O Senhor Deus perguntou à mulher: «Que fizestes?». E a mulher respondeu: «A serpente enganou‑me e eu comi».
Disse então o Senhor Deus à serpente: «Por teres feito semelhante coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Hás‑de rastejar e comer do pó da terra todos os dias da tua vida. Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta há‑de atingir‑te na cabeça e tu a atingirás no calcanhar».
O Senhor Deus disse à mulher: «Multiplicarei os sofrimentos da tua gravidez, em dor darás à luz os teus filhos. Sentir‑te‑ás atraída para o teu marido e ele te dominará».
Depois disse ao homem: «Porque deste ouvidos à voz da tua mulher e comeste do fruto da árvore que Eu te havia proibido comer, maldita será a terra por tua causa. Com trabalho penoso tirarás dela o alimento todos os dias da tua vida. Produzir‑te‑á espinhos e abrolhos, e terás de comer a erva dos campos. Comerás o pão com o suor do teu rosto, até voltares à terra da qual foste tirado; porque és pó e em pó te hás‑de tornar».
O homem deu à sua mulher o nome de Eva, porque ela foi a mãe de todos os viventes.
RESPONSÓRIO
R. Hoje nasceu a Virgem Santa Maria, da descendência de David. * Por Ela se manifestou aos crentes a salvação do mundo, e a sua vida gloriosa iluminou o universo.
V. Celebremos com a maior devoção o nascimento da Santíssima Virgem Maria. * Por Ela se manifestou aos crentes a salvação do mundo, e a sua vida gloriosa iluminou o universo.
SEGUNDA LEITURA
Dos Sermões de Santo André de Creta, bispo
(Sermão 1: PG 97, 806-810) (Sec. VIII)
O que era antigo passou. Tudo se renova
Cristo é o fim da lei; Ele nos faz passar da escravidão da lei para a liberdade do espírito. N’Ele está a perfeição da lei, porque, sendo o supremo legislador, deu pleno cumprimento à sua missão, transformando em espírito a letra da lei e recapitulando em Si todas as coisas. A lei foi vivificada pela graça e foi posta ao seu serviço, formando com ela uma composição harmoniosa e perfeita. Cada uma delas conservou as suas características próprias, sem alteração nem confusão; mas o que na lei havia de penoso e servil tornou‑se, por uma transformação divina, fonte de suavidade e liberdade, e deste modo, como diz o Apóstolo, já não somos escravos dos elementos do mundo, nem oprimidos pelo jugo da letra da lei.
O mistério de Deus que Se faz homem e a consequente divinização do homem assumido pelo Verbo representam o compêndio perfeito dos benefícios de Cristo em nosso favor e o aniquilamento de toda a vã presunção da natureza humana. Mas convinha que a esplendorosa e surpreendente vinda de Deus aos homens fosse precedida por uma alegria especial que nos preparasse para o dom grandioso e admirável da salvação. Este é o significado da festa que hoje celebramos, porque o nascimento da Mãe de Deus é o princípio desses bens prometidos, princípio que terá o seu termo e conclusão na predestinada união do Verbo com a carne. Hoje nasce a Virgem Maria; será amamentada e crescerá, preparando‑se deste modo para ser a Mãe de Deus, Rei de todos os séculos.
Deste nascimento nos vem um duplo benefício: por um lado, eleva‑nos ao conhecimento da verdade; e por outro, liberta‑nos de uma vida escravizada à letra da lei. De que modo e em que condições? A luz dissipa as trevas e a graça liberta‑nos da escravidão da lei. Esta é uma solenidade de confins entre o Antigo e o Novo Testamento: a verdade substitui os símbolos e as figuras, e a nova aliança substitui a antiga.
Cantem e exultem todas as criaturas e participem condignamente na alegria deste dia. Juntem‑se nesta celebração festiva os céus e a terra, tudo o que há no mundo e acima do mundo. Porque hoje é o dia em que o Criador do universo edificou o seu templo; hoje é o dia em que a criatura prepara uma nova e digna morada para o seu Criador.
RESPONSÓRIO
R. Celebremos com fé e devoção o nascimento da Virgem Maria, Mãe de Deus. * A sua vida ilumina toda a Igreja.
V. Cantemos, de alma e coração, a glória de Cristo, na festa de Santa Maria, Mãe de Deus. * A sua vida ilumina toda a Igreja.
Hino Te Deum
Nós Vos louvamos, ó Deus, *
nós Vos bendizemos, Senhor.
Toda a terra Vos adora, *
Pai eterno e omnipotente.
Os Anjos, os Céus e todas as Potestades, *
os Querubins e os Serafins Vos aclamam sem cessar:
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo, *
o céu e a terra proclamam a vossa glória.
O coro glorioso dos Apóstolos, *
a falange venerável dos Profetas,
o exército resplandecente dos Mártires *
cantam os vossos louvores.
A santa Igreja anuncia por toda a terra *
a glória do vosso nome:
Deus de infinita majestade, *
Pai, Filho e Espírito Santo.
Senhor Jesus Cristo, Rei da glória, *
Filho do Eterno Pai,
para salvar o homem, tomastes a condição humana *
no seio da Virgem Maria.
Vós despedaçastes as cadeias da morte *
e abristes as portas do Céu.
Vós estais sentado à direita de Deus, na glória do Pai, *
e de novo haveis de vir para julgar os vivos e os mortos.
Socorrei os vossos servos, Senhor, *
que remistes com o vosso Sangue precioso;
e recebei-os na luz da glória, *
na assembleia dos vossos Santos.
¶ Salvai o vosso povo, Senhor, *
e abençoai a vossa herança;
sede o seu pastor e guia através dos tempos *
e conduzi-os às fontes da vida eterna.
Nós Vos bendiremos todos os dias da nossa vida *
e louvaremos para sempre o vosso nome.
Dignai-Vos, Senhor, neste dia, livrar-nos do pecado.
Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós.
Desça sobre nós a vossa misericórdia, *
porque em Vós esperamos.
Em Vós espero, meu Deus, *
não serei confundido eternamente.
LAUDES (INÍCIO DA MANHÃ)
[Fonte: <https://www.ibreviary.com/m2/breviario.php>]
Is 11, 1-3
Sairá um ramo do tronco de Jessé e um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor: Espírito de sabedoria e de inteligência, Espírito de conselho e de fortaleza, Espírito de ciência, de piedade e de temor de Deus.
RESPONSÓRIO BREVE
V. O Senhor a escolheu e a predestinou.
R. O Senhor a escolheu e a predestinou.
V. Deus fê-la morar no seu templo santo.
R. O Senhor a escolheu e a predestinou.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. O Senhor a escolheu e a predestinou.
SANTA MISSA
MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR – EVANGELHO DO DIA MEDITADO PELO PADRE JOÃO CARLOS
MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR – REFLEXÃO POTENCIALIZADORA DA TÊMPERA CATÓLICA NA ORAÇÃO DA MANHÃ DE DOM ADAIR JOSÉ GUIMARÃES
MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR – LEITURA COMENTADA DE UM CAPÍTULO DAS SAGRADAS ESCRITURAS COM O PADRE ADRIANO ZANDONÁ
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA – OUÇA TODOS OS DIAS E TERMINE EM UM ANO
IMPULSIONAMENTO AO ESTUDO ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA (LECTIO DIVINA)
Liturgia diária

Invocação de busca do reto entendimento
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra! Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação! Por Cristo, Senhor nosso! Amém!

1o degrau da lectio divina: leitura (lectio) para compreensão do que o texto diz; 2o degrau da lectio divina: meditação (meditatio) a respeito do que o texto orienta a fazer; 3o degrau da lectio divina: oração (oratio) de compromisso com que o texto faz dizer a Deus.



[Fonte: <https://aliturgia.com/natividade-da-virgem-santa-maria-7/>]
Natividade da Virgem santa Maria
Festa
A Igreja celebra neste dia a festa da Natividade da Virgem santa Maria, da descendência de Abraão, nascida da tribo de Judá, da linhagem régia de David, da qual nasceu o Filho de Deus, feito homem por virtude do Espírito Santo, para libertar os homens do pecado. Esta festa, de origem oriental, foi introduzida pelo papa Sérgio I (século VII). Aurora que precede o Sol de justiça, Maria preanuncia a todo o mundo a alegria do Salvador.
LEITURA I Mq 5, 1-4a
Eis o que diz o Senhor:
«De ti, Belém-Efratá,
pequena entre as cidades de Judá,
de ti sairá aquele que há de reinar sobre Israel.
As suas origens remontam aos tempos de outrora,
aos dias mais antigos.
Por isso Deus os abandonará
até à altura em que der à luz
aquela que há de ser mãe.
Então voltará para os filhos de Israel
o resto dos seus irmãos.
Ele se levantará para apascentar o seu rebanho
pelo poder do Senhor,
pelo nome glorioso do Senhor, seu Deus.
Viver-se-á em segurança,
porque ele será exaltado até aos confins da terra.
Ele será a paz».
compreender a palavra
A situação que se percebe em Miqueias é a de um povo abandonado à sua sorte, caído por terra sem esperança, órfão de Deus e longe daqueles que partiram para o exílio. É o resto de Israel, um pequeno grupo que ficou, fiel, mas desanimado. A este povo Miqueias anuncia a chegada de um tempo novo em que o Senhor volta para o seu povo, voltam também os irmãos, filhos de Israel, exilados. O Senhor voltará a ser o pastor e a apascentar o seu povo e todos viverão em segurança. Tudo isto acontecerá quando a mulher der à luz na pequena, insignificante, mas antiga cidade de Belém.
meditar a palavra
A fidelidade comove o coração de Deus e não deixa sem resposta a esperança guardada nos corações. Foi assim com o resto de Israel e é assim também hoje. Pela fidelidade de uns, pela oração contínua de um pequeno grupo, mantém-se viva e permanece a memória e a presença do Senhor num lugar, numa comunidade e mesmo numa família. Uma mulher é escolhida para sinal e manifestação da promessa de Deus, pastor do seu povo. Uma mulher grávida, que é sempre sinal de vida e de esperança. Esta mulher é, na tradição cristã de Mateus, Maria, a Mãe de Jesus. Uma cidade, pequena aos olhos dos homens, mas grande aos olhos de Deus, é o lugar escolhido para nascer o princípio de uma nova relação com os homens e o início de um novo povo. Ao celebrar o nascimento de Maria, percebemos a revelação de Deus em nosso favor, através de pequenos sinais que não podemos desprezar porque são sinais de vida e de esperança.
rezar a palavra
Senhor, também quero fazer parte desse resto de esperança, quero ser essa pequena cidade onde tem início a revolução do amor. Quero ser como aquela que está cheia de vida e de esperança. A certeza de que és o Pastor do teu povo deixa-me tranquilo diante dos dramas que acontecem em mim e à minha volta, porque sei que virás e serás a paz do teu povo.
compromisso
Quero ser fonte de esperança.
Em vez da leitura precedente, pode utilizar-se a seguinte:
LEITURA I Rm 8, 28-30
Irmãos:
Nós sabemos que Deus concorre em tudo
para o bem daqueles que O amam,
dos que são chamados, segundo o seu desígnio.
Porque os que Ele de antemão conheceu,
também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho,
a fim de que Ele seja o Primogénito de muitos irmãos.
E àqueles que predestinou, também os chamou;
àqueles que chamou, também os justificou;
e àqueles que justificou, também os glorificou.
compreender a palavra
Levados pelo Espírito até a glorificação final. É assim que Paulo nos apresenta o dinamismo do Espírito. Sem ele não fazemos nada, nem sequer sabemos o que pedir nas nossas orações. Ele vem em nosso auxílio e intercede por nós. Porque Deus quer o nosso bem. Porque nos conhece não nos abandona, predestinou-nos para que, pela justificação, cheguemos à glorificação que é dom de Deus no Espírito e não fruto do nosso merecimento.
meditar a palavra
Recebemos o dom do Espírito no Batismo e somos por ele conduzidos e animados no caminho da fé. Sem ele não conseguimos fazer o caminho que nos leva até a glória prometida. Os dons prometidos são garantia dos Espírito que intercede por nós e em nós reza. Somos conhecidos de Deus, amados e chamados para recebermos o prémio da glória, mas tudo isto é dom de Deus e não nosso. Acolhamos o Espírito, façamos com ele o discernimento e deixemo-lo agir em nós.
rezar a palavra
Vem Espírito de Deus e reza em mim, intercede por mim junto do Pai para discernir do caminho que faço em cada dia, nos gestos e ações, nos pensamentos e nos desejos, nos sentimentos e nos afetos, para acolher o dom da vida que me é prometido.
compromisso
Escuto o Espírito a rezar em mim e deixo-me conduzir por ele.
EVANGELHO Mt 1, 1-16.18-23
Genealogia de Jesus Cristo,
Filho de David, Filho de Abraão:
Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob;
Jacob gerou Judá e seus irmãos.
Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara;
Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão;
Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson;
Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz;
Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé;
Jessé gerou o rei David.
David, da mulher de Urias, gerou Salomão;
Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias;
Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat;
Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias;
Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz;
Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés;
Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias;
Josias gerou Jeconias e seus irmãos,
ao tempo do desterro de Babilónia.
Depois do desterro de Babilónia,
Jeconias gerou Salatiel;
Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud;
Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor;
Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim;
Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar;
Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob;
Jacob gerou José, esposo de Maria,
da qual nasceu Jesus, chamado Cristo.
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo:
Maria, sua Mãe, noiva de José,
antes de terem vivido em comum,
encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo.
Mas José, seu esposo,
que era justo e não queria difamá-la,
resolveu repudiá-la em segredo.
Tinha ele assim pensado,
quando lhe apareceu num sonho o anjo do Senhor,
que lhe disse:
«José, filho de David,
não temas receber Maria, tua esposa,
pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho
e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus,
porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara
por meio do profeta, que diz:
«A Virgem conceberá e dará à luz um Filho,
que será chamado ‘Emanuel’,
que quer dizer ‘Deus connosco’».
compreender a palavra
No dia em que celebramos o nascimento de Maria, mãe de Jesus, escutamos o texto no qual Mateus apresenta a genealogia de Jesus. É um texto à partida um pouco estranho, mas contém elementos que nos podem ajudar a olhar para Jesus e para Maria no contexto da história da salvação. Mateus tem a preocupação de apresentar aquele que vai ser o grande protagonista do evangelho, Jesus. Ele está inserido na história do povo Israelita, o povo da promessa que espera o Messias. Ele é descendente de Abraão, de David e do desterro. Jesus assume, portanto, uma história que vem de longe e que passou pelas grandes aventuras e conquistas e pelas maiores derrotas e misérias. Jesus, descendente do patriarca Abraão e do grande rei David, reúne as condições para ser o Messias. Inserido na história da salvação, participa de todas as bênçãos concedidas por Deus ao seu povo e é também alvo das promessas. Finalmente, podemos ver que na sua genealogia há estrangeiros e pecadores, da sua história participam homens livres e escravos, prostitutas e justos. Ele é o Messias que veio para todos os homens. Maria é a mãe e é nessa condição que se insere no mistério da salvação que se consuma no seu filho.
meditar a palavra
A história de Jesus enraíza totalmente na nossa condição humana, por Maria sua mãe, preparada por Deus desde sempre para dar à luz o salvador. Mas a sua história não tem apenas uma trajetória humana. No humano de Jesus entrelaça-se o divino. Ele é descendente de Abraão e David, por José que, afinal não é o seu pai. Ele recebe a filiação humana por Maria e divina pelo Espírito. A história experimenta assim, desde sempre, a presença do mistério de um Deus que se manifesta no mistério do homem. Na minha vida também posso experimentar esta presença do mistério de Deus. Também eu faço parte dessa trajetória humana que a história me oferece como herança. Mas no batismo teve início em mim uma nova existência que supera os erros e fracassos da humanidade e me eleva para a experiência da condição de filho de Deus. Maria é a certeza de que em mim cabe a imensidade do Deus revelado por Jesus.
rezar a palavra
Quando olho a minha história humana, feita de gente simples e humilde e construída sobre derrotas e fracassos, percebo-me como o Povo da promessa, a viver da esperança. Tu és a minha esperança, Senhor. Só de ti posso esperar a força que gera em mim a verdadeira vida. Concede-me, Senhor, a graça de reconhecer que não espero em vão.
compromisso
Como Maria quero purificar todo o meu ser para que Jesus habite em mim.
[Referência: LEITURA ORANTE DA PALAVRA – LECTIO DIVINA FERIAL: <Leitura Orante da Palavra – Lectio Divina Ferial (liturgia.pt)>]

4o degrau da lectio divina: contemplação (contemplatio) – firme propósito de ver a vida com os olhos da fé, com o olhar iluminado pelo Espírito Santo; de tornar-se um novo ser humano: discípulo missionário de Jesus Cristo.
Oração firmadora do propósito de dedicar-se ao discipulado missionário de Jesus Cristo
Clamo-vos, ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, e rogo a intercessão da Virgem Maria e de todos os santos e anjos de Deus, para que me ilumineis, inspireis, orienteis e sustenteis de modo que eu veja a vida com os olhos da fé, com o olhar iluminado pelo Espírito Santo, tornando-me passo a passo, dia-a-dia, de acordo com a vossa santa vontade, um discípulo missionário de Jesus Cristo, ciente de que a Leitura Orante da Palavra de Deus se constitui base, estímulo e impulso para fazê-lo da melhor forma possível.
Que eu me empenhe para participar diariamente da Santa Missa (ou, caso não for possível, alternativamente, a assista por meio eletrônico), aproveitando para, antes ou depois depois da Santa Missa, devotar uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento (ou o tempo que for possível). Que eu recite o Santo Rosário e outras orações e devoções pelas quais me sinto particularmente tocado, em especial invocando a iluminação do Espírito Santo, bem como a proteção e orientação dos anjos.
Que eu leia ao menos as sínteses das vidas dos santos de cada dia, ricas em exemplos de prática cristã. Que eu me debruce sobre as leituras escolhidas pela Santa Madre Igreja para serem meditadas nos diversos momentos orantes que compõem a Liturgia das Horas, que consistem em preciosos estímulos para a santificação do dia – e da vida. Que na medida do possível eu recite as orações da Liturgia das Horas em seus respectivos horários e me coloque em silêncio por alguns momentos após elas, em atitude de adoração e profunda intimidade com o Senhor- ou pelo menos as ouça ao longo do dia.
Que eu me impregne profundamente da consciência do magnífico valor dos tesouros disponíveis no caminho cristão, tão rico em alimento espiritual, que podem – e devem – ser desbravados e conquistados pela alma que tem sede de Deus (Sl 41). Que eu passe a usufruí-los, gradual e progressivamente, de acordo com a realidade e as possibilidades, avançando na prática de orações mentais, meditando leituras recomendadas para tal. E que eu me dedique a ampliar o conhecimento da fé , bem como da doutrina cristã autêntica expressa nos documentos da Igreja e na grande diversidade de obras escritas pelos santos e pelos que se empenharam sinceramente para bem servir a Santa Madre Igreja.
Que eu siga o exemplo de profunda caridade de Jesus, de dar a vida pelos irmãos, fazendo do viver uma oblação, um doar-se pelo Reino: na convivência diária no âmbito da família e do trabalho; na vida comunitária – com especial zelo no seguimento das orientações da Santa Madre Igreja quanto a vida sacramental (Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos Enfermos), de acordo com meu estado de vida e as circunstâncias específicas do viver, buscando também contribuir da melhor forma possível para que muitos usufruam das graças sacramentais. E que eu me engaje frutuosamente em ações concretas para a promoção da vida plena e abundante que Jesus veio trazer a todos, praticando da forma mais elevada possível as virtudes teologais da fé, esperança e caridade, bem como as virtudes cardeais da prudência, justiça, fortaleza e temperança. Amém!
SANTOS DO DIA – EXEMPLOS DE PRÁTICA CRISTÃ
[Fonte: <https://sagradamissao.com.br/2025/09/santos-do-dia-da-igreja-catolia-08-de-setembro/>]
Santos do Dia da Igreja Católica – 08 de Setembro
Postado em: por: marsalima
São Tomás de Vilanova
Ainda na infância, Tomás de Vilanova já demonstrava ser uma pessoa extremamente caridosa. Para compartilhar com os pobres as dores e dificuldades de uma vida de necessidade e sofrimento, abriu mão de tudo o que tinha. Tomás de Vilanova nasceu no ano de 1486, em Fuenllana, na Espanha, e foi considerado uma das pessoas mais importantes e representativas do seu século.
https://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads?gdpr=0&client=ca-pub-2596501076969398&output=html&h=280&adk=1097945462&adf=2837803021&w=750&fwrn=4&fwrnh=100&lmt=1767690240&rafmt=1&armr=3&sem=mc&pwprc=6987155690&ad_type=text_image&format=750×280&url=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Fsantos-do-dia-da-igreja-catolia-08-de-setembro%2F&host=ca-host-pub-2644536267352236&fwr=0&pra=3&rh=188&rw=750&rpe=1&resp_fmts=3&aieuf=1&aicrs=1&fa=27&uach=WyJDaHJvbWUgT1MiLCIxNjQzMy42NS4wIiwieDg2IiwiIiwiMTQyLjAuNzQ0NC4yMzQiLG51bGwsMCxudWxsLCI2NCIsW1siQ2hyb21pdW0iLCIxNDIuMC43NDQ0LjIzNCJdLFsiR29vZ2xlIENocm9tZSIsIjE0Mi4wLjc0NDQuMjM0Il0sWyJOb3RfQSBCcmFuZCIsIjk5LjAuMC4wIl1dLDBd&abgtt=7&dt=1767690239928&bpp=3&bdt=977&idt=-M&shv=r20251211&mjsv=m202512100101&ptt=9&saldr=aa&abxe=1&cookie=ID%3D0efc27cb98f1f692%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MbYwcjTWiyLLuTY2F9eSWl7LASZog&gpic=UID%3D0000128e805be0bf%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MZg4hrIsoH7AGsUQeJJA_ueBhwVqw&eo_id_str=ID%3D75f9491b6a132516%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DAA-Afjbl3mJ3qtK0kaSmU3X_VzVf&prev_fmts=0x0&nras=2&correlator=5480652155504&frm=20&pv=1&u_tz=-180&u_his=13&u_h=768&u_w=1366&u_ah=720&u_aw=1366&u_cd=24&u_sd=1&dmc=4&adx=93&ady=1365&biw=1366&bih=633&scr_x=0&scr_y=0&eid=31096099%2C31096102%2C95378600%2C95378749%2C95379215%2C95379058%2C95380209&oid=2&pvsid=6693523309558149&tmod=1880491323&uas=1&nvt=1&ref=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Ffrases-do-papa-francisco-141%2F&fc=1408&brdim=0%2C0%2C0%2C0%2C1366%2C0%2C1366%2C720%2C1366%2C633&vis=1&rsz=%7C%7Cs%7C&abl=NS&fu=128&bc=31&bz=1&pgls=CAEQARoFNC45LjI.~CAEQBBoHMS4xNjguMA..&num_ads=1&ifi=2&uci=a!2&btvi=1&fsb=1&dtd=307
Em 1516, ingressou na vida religiosa, junto aos agostinianos. Dois anos depois foi ordenado sacerdote e, logo em seguida, contra sua vontade, foi eleito superior, cargo que ocupou até 1544. O imperador Carlos V propôs, então, que se tornasse bispo da sede de Valência. Seu ingresso no bispado deu-se exatamente no dia 1o de janeiro de 1545. Baseou seu trabalho, como pastor, nos ensinamentos de Paulo e nos exemplos de grandes bispos da antiguidade cristã, entre eles Agostinho, Ambrósio e Gregório Magno.
Uma de suas maiores obras foi organizar várias formas de assistência. Entre elas, criou, no palácio episcopal, um orfanato para as criancinhas abandonadas, dando-lhes abrigo, cuidados e o carinho que tanto necessitavam. Acolhia de tal forma essas crianças que um dia chegou a ceder sua própria cama, pois não havia mais lugar para abrigá-las.
Tomas de Vilanova morreu no dia 8 de setembro de 1555. Só em 1658 foi incluído no álbum dos santos, pelo papa Alexandre VII.
São Sérgio I
Nascido em Palermo, numa data desconhecida, Sérgio foi eleito papa em 15 de dezembro de 687. Logo em seguida, chegou da Bretanha o rei pagão Ceadwalla, soberano de Wessex, o qual desejava tornar-se cristão, recebendo o batismo diretamente das mãos do papa Sérgio I, adotando o nome de Pedro.
https://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads?gdpr=0&client=ca-pub-2596501076969398&output=html&h=280&adk=1097945462&adf=1937391955&w=750&fwrn=4&fwrnh=100&lmt=1767690240&rafmt=1&armr=3&sem=mc&pwprc=6987155690&ad_type=text_image&format=750×280&url=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Fsantos-do-dia-da-igreja-catolia-08-de-setembro%2F&host=ca-host-pub-2644536267352236&fwr=0&pra=3&rh=188&rw=750&rpe=1&resp_fmts=3&aieuf=1&aicrs=1&fa=27&uach=WyJDaHJvbWUgT1MiLCIxNjQzMy42NS4wIiwieDg2IiwiIiwiMTQyLjAuNzQ0NC4yMzQiLG51bGwsMCxudWxsLCI2NCIsW1siQ2hyb21pdW0iLCIxNDIuMC43NDQ0LjIzNCJdLFsiR29vZ2xlIENocm9tZSIsIjE0Mi4wLjc0NDQuMjM0Il0sWyJOb3RfQSBCcmFuZCIsIjk5LjAuMC4wIl1dLDBd&abgtt=7&dt=1767690239928&bpp=2&bdt=976&idt=-M&shv=r20251211&mjsv=m202512100101&ptt=9&saldr=aa&abxe=1&cookie=ID%3D0efc27cb98f1f692%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MbYwcjTWiyLLuTY2F9eSWl7LASZog&gpic=UID%3D0000128e805be0bf%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MZg4hrIsoH7AGsUQeJJA_ueBhwVqw&eo_id_str=ID%3D75f9491b6a132516%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DAA-Afjbl3mJ3qtK0kaSmU3X_VzVf&prev_fmts=0x0%2C750x280&nras=3&correlator=5480652155504&frm=20&pv=1&u_tz=-180&u_his=13&u_h=768&u_w=1366&u_ah=720&u_aw=1366&u_cd=24&u_sd=1&dmc=4&adx=93&ady=2170&biw=1366&bih=633&scr_x=0&scr_y=0&eid=31096099%2C31096102%2C95378600%2C95378749%2C95379215%2C95379058%2C95380209&oid=2&pvsid=6693523309558149&tmod=1880491323&uas=1&nvt=1&ref=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Ffrases-do-papa-francisco-141%2F&fc=1408&brdim=0%2C0%2C0%2C0%2C1366%2C0%2C1366%2C720%2C1366%2C633&vis=1&rsz=%7C%7Cs%7C&abl=NS&fu=128&bc=31&bz=1&pgls=CAEQARoFNC45LjI.~CAEQBBoHMS4xNjguMA..&num_ads=1&ifi=3&uci=a!3&btvi=2&fsb=1&dtd=314
Sérgio I foi um papa muito popular, por ter sido um homem de fé, de oração. Antes de tornar-se sacerdote, já era famoso na Schola Cantorum. Depois de ordenado, tornou-se um personagem eminente do clero. Quando morreu o papa Cónon, em 687, foi indicado para sucedê-lo.
Naquela época, os imperadores romanos do Ocidente e do Oriente reclamavam para si a autoridade de pontífice, não aceitando estar abaixo do papa, mesmo em questões de fé. Os papas que iam contra essa exigência eram forçados a aceitá-la, ou morriam. Um exemplo foi o papa Martinho I, que foi morto pelo imperador do Oriente, Constante II.
Agora, Justiniano II, imperador do Oriente, desejava impor a Roma e a todos os cristãos as normas disciplinares adotadas em um concílio composto somente de bispos orientais, efetuado em Constantinopla. Assim, ele mandou o respectivo decreto para aprovação do papa Sérgio I.
Entre outras coisas, o decreto terminava com o celibato sacerdotal. Sérgio negou-se, terminantemente, a aprovar tal decreto. Justiniano, então, enviou um alto dignitário, Zacarias, para prendê-lo e deportá-lo a Constantinopla, a exemplo de Martinho I. Porém Zacarias foi recebido pelas milícias formadas pelo povo que tentava ajudar Sérgio. Eram milhares de pessoas revoltadas pelos desmandos do imperador que circundavam o palácio Lateranense, residência do papa.
https://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads?gdpr=0&client=ca-pub-2596501076969398&output=html&h=280&adk=1097945462&adf=860256263&w=750&fwrn=4&fwrnh=100&lmt=1767690240&rafmt=1&armr=3&sem=mc&pwprc=6987155690&ad_type=text_image&format=750×280&url=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Fsantos-do-dia-da-igreja-catolia-08-de-setembro%2F&host=ca-host-pub-2644536267352236&fwr=0&pra=3&rh=188&rw=750&rpe=1&resp_fmts=3&aieuf=1&aicrs=1&fa=27&uach=WyJDaHJvbWUgT1MiLCIxNjQzMy42NS4wIiwieDg2IiwiIiwiMTQyLjAuNzQ0NC4yMzQiLG51bGwsMCxudWxsLCI2NCIsW1siQ2hyb21pdW0iLCIxNDIuMC43NDQ0LjIzNCJdLFsiR29vZ2xlIENocm9tZSIsIjE0Mi4wLjc0NDQuMjM0Il0sWyJOb3RfQSBCcmFuZCIsIjk5LjAuMC4wIl1dLDBd&abgtt=7&dt=1767690239884&bpp=1&bdt=932&idt=2&shv=r20251211&mjsv=m202512100101&ptt=9&saldr=aa&abxe=1&cookie=ID%3D0efc27cb98f1f692%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MbYwcjTWiyLLuTY2F9eSWl7LASZog&gpic=UID%3D0000128e805be0bf%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MZg4hrIsoH7AGsUQeJJA_ueBhwVqw&eo_id_str=ID%3D75f9491b6a132516%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DAA-Afjbl3mJ3qtK0kaSmU3X_VzVf&prev_fmts=0x0%2C750x280%2C750x280%2C1200x280%2C298x600%2C380x280&nras=7&correlator=5480652155504&frm=20&pv=1&u_tz=-180&u_his=13&u_h=768&u_w=1366&u_ah=720&u_aw=1366&u_cd=24&u_sd=1&dmc=4&adx=93&ady=2042&biw=1366&bih=633&scr_x=0&scr_y=0&eid=31096099%2C31096102%2C95378600%2C95378749%2C95379215%2C95379058%2C95380209&oid=2&pvsid=6693523309558149&tmod=1880491323&uas=1&nvt=1&ref=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Ffrases-do-papa-francisco-141%2F&fc=1408&brdim=0%2C0%2C0%2C0%2C1366%2C0%2C1366%2C720%2C1366%2C633&vis=1&rsz=%7C%7Cs%7C&abl=NS&fu=128&bc=31&bz=1&pgls=CAEQARoFNC45LjI.~CAEQBBoHMS4xNjguMA..&num_ads=1&ifi=4&uci=a!4&btvi=6&fsb=1&dtd=1116
Zacarias procurou fugir, porém foi pego pelas milícias. Sérgio foi em seu socorro, libertou-o e perdoou. Mandou que retornasse ao seu imperador, ileso. Justiniano nada podia fazer para combater a popularidade deste papa. A vontade de Roma permaneceu, bem como o celibato em toda a Igreja Católica.
Apesar desses acontecimentos, o pontificado de Sérgio I foi marcado pela paz religiosa, numa época de muitas divergências teológicas a respeito da pessoa e da natureza de Cristo. Em seus quatorze anos de pontificado, Sérgio I trabalhou para o enriquecimento da liturgia. Deve-se a ele o canto do “Agnus Dei” durante a missa.
Sérgio morreu aos 8 de setembro de 701 e foi sepultado na antiga basílica de São Pedro.
Frederico Ozanam (Bem-Aventurado)
Nascido na Itália, em 23 de abril de 1813, Antonio Frederico Ozanam viveu na França. Muito de sua vida de caridade e serviço aos pobres deve-se, particularmente, ao pai, João Antônio, um exemplo de caridade cristã, que era médico oficial do exército napoleônico e cuidava gratuitamente de pessoas humildes que não tinham como pagar pelos cuidados médicos.
https://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads?gdpr=0&client=ca-pub-2596501076969398&output=html&h=280&adk=1097945462&adf=3601081665&w=750&fwrn=4&fwrnh=100&lmt=1767690241&rafmt=1&armr=3&sem=mc&pwprc=6987155690&ad_type=text_image&format=750×280&url=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Fsantos-do-dia-da-igreja-catolia-08-de-setembro%2F&host=ca-host-pub-2644536267352236&fwr=0&pra=3&rh=188&rw=750&rpe=1&resp_fmts=3&aieuf=1&aicrs=1&fa=27&uach=WyJDaHJvbWUgT1MiLCIxNjQzMy42NS4wIiwieDg2IiwiIiwiMTQyLjAuNzQ0NC4yMzQiLG51bGwsMCxudWxsLCI2NCIsW1siQ2hyb21pdW0iLCIxNDIuMC43NDQ0LjIzNCJdLFsiR29vZ2xlIENocm9tZSIsIjE0Mi4wLjc0NDQuMjM0Il0sWyJOb3RfQSBCcmFuZCIsIjk5LjAuMC4wIl1dLDBd&abgtt=7&dt=1767690239893&bpp=2&bdt=941&idt=2&shv=r20251211&mjsv=m202512100101&ptt=9&saldr=aa&abxe=1&cookie=ID%3D0efc27cb98f1f692%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MbYwcjTWiyLLuTY2F9eSWl7LASZog&gpic=UID%3D0000128e805be0bf%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MZg4hrIsoH7AGsUQeJJA_ueBhwVqw&eo_id_str=ID%3D75f9491b6a132516%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DAA-Afjbl3mJ3qtK0kaSmU3X_VzVf&prev_fmts=0x0%2C750x280%2C750x280%2C1200x280%2C298x600%2C380x280%2C750x280%2C380x280&nras=9&correlator=5480652155504&frm=20&pv=1&u_tz=-180&u_his=13&u_h=768&u_w=1366&u_ah=720&u_aw=1366&u_cd=24&u_sd=1&dmc=4&adx=93&ady=2480&biw=1366&bih=633&scr_x=0&scr_y=0&eid=31096099%2C31096102%2C95378600%2C95378749%2C95379215%2C95379058%2C95380209&oid=2&pvsid=6693523309558149&tmod=1880491323&uas=1&nvt=1&ref=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Ffrases-do-papa-francisco-141%2F&fc=1408&brdim=0%2C0%2C0%2C0%2C1366%2C0%2C1366%2C720%2C1366%2C633&vis=1&rsz=%7C%7Cs%7C&abl=NS&fu=128&bc=31&bz=1&pgls=CAEQARoFNC45LjI.~CAEQBBoHMS4xNjguMA..&num_ads=1&ifi=5&uci=a!5&btvi=8&fsb=1&dtd=2116
Frederico foi estudar direito e letras na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde depois foi professor, mas a sua paixão era o estudo de religião comparada, nas horas vagas. Nessa época, havia se hospedado na casa de André-Marie Ampère, o famoso estudioso da eletrodinâmica. Contagiado pela fé do amigo e orientado pelo seu confessor, o abade Noirot, envolveu-se com jovens intelectuais cristãos numa época onde o clericalismo ortodoxo estava sendo duramente combatido em toda a Europa.
Defensor da fé, empolgante orador, excelente escritor e precioso professor, Frederico não estava satisfeito em apenas praticar o cristianismo intelectual. Entendia que era necessário fundamentar essa fé no exercício de uma obra de caridade, pois assim ela se justificaria. Então, voltou-se para os pobres e norteou a sua vida no sentido de servi-los, a exemplo de seu pai e dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Junto de outros jovens cristãos com o mesmo objetivo, fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo, em 1833, uma instituição católica, mas de leigos, direcionada para dar abrigo e assistência aos pobres e aos excluídos. Entretanto pensou não apenas no objetivo social, mas também no religioso para os integrantes da Sociedade, que, além de proporcionar o bem-estar aos pobres, trilhariam o caminho da santificação, no seguimento de Cristo. Também colocariam em prática os princípios da verdadeira democracia social e dos direitos humanos dos indivíduos baseados na caridade cristã. Por essa visão humanitária e democrática cristã ele é considerado precursor da doutrina social da Igreja.
https://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads?gdpr=0&client=ca-pub-2596501076969398&output=html&h=280&adk=1097945462&adf=1023481954&w=750&fwrn=4&fwrnh=100&lmt=1767690250&rafmt=1&armr=3&sem=mc&pwprc=6987155690&ad_type=text_image&format=750×280&url=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Fsantos-do-dia-da-igreja-catolia-08-de-setembro%2F&host=ca-host-pub-2644536267352236&fwr=0&pra=3&rh=188&rw=750&rpe=1&resp_fmts=3&aieuf=1&aicrs=1&fa=27&uach=WyJDaHJvbWUgT1MiLCIxNjQzMy42NS4wIiwieDg2IiwiIiwiMTQyLjAuNzQ0NC4yMzQiLG51bGwsMCxudWxsLCI2NCIsW1siQ2hyb21pdW0iLCIxNDIuMC43NDQ0LjIzNCJdLFsiR29vZ2xlIENocm9tZSIsIjE0Mi4wLjc0NDQuMjM0Il0sWyJOb3RfQSBCcmFuZCIsIjk5LjAuMC4wIl1dLDBd&abgtt=7&dt=1767690239901&bpp=2&bdt=949&idt=2&shv=r20251211&mjsv=m202512100101&ptt=9&saldr=aa&abxe=1&cookie=ID%3D0efc27cb98f1f692%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MbYwcjTWiyLLuTY2F9eSWl7LASZog&gpic=UID%3D0000128e805be0bf%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DALNI_MZg4hrIsoH7AGsUQeJJA_ueBhwVqw&eo_id_str=ID%3D75f9491b6a132516%3AT%3D1758354595%3ART%3D1767690235%3AS%3DAA-Afjbl3mJ3qtK0kaSmU3X_VzVf&prev_fmts=0x0%2C750x280%2C750x280%2C1200x280%2C298x600%2C380x280%2C750x280%2C380x280%2C750x280&nras=10&correlator=5480652155504&frm=20&pv=1&u_tz=-180&u_his=13&u_h=768&u_w=1366&u_ah=720&u_aw=1366&u_cd=24&u_sd=1&dmc=4&adx=93&ady=2941&biw=1366&bih=633&scr_x=0&scr_y=421&eid=31096099%2C31096102%2C95378600%2C95378749%2C95379215%2C95379058%2C95380209&oid=2&pvsid=6693523309558149&tmod=1880491323&uas=1&nvt=1&ref=https%3A%2F%2Fsagradamissao.com.br%2F2025%2F09%2Ffrases-do-papa-francisco-141%2F&fc=1408&brdim=0%2C0%2C0%2C0%2C1366%2C0%2C1366%2C720%2C1366%2C633&vis=1&rsz=%7C%7Cs%7C&abl=NS&fu=128&bc=31&bz=1&pgls=CAEQARoFNC45LjI.~CAEQBBoHMS4xNjguMA..&num_ads=1&ifi=6&uci=a!6&btvi=9&fsb=1&dtd=11001
Frederico Ozanam casou-se em 1841. Teve uma filha. Mas continuou firme na Obra. Amigo da nobreza e da intelectualidade parisiense, viajou por toda a Europa difundindo as “Conferências de Caridade da Sociedade São Vicente de Paulo”. Porém, quando sentiu seu organismo ser tomado pela doença, preferiu ir viver numa das Casas da Sociedade São Vicente de Paulo, optando pela vida simples e humilde. Sua obra expandiu-se e seus integrantes tornaram-se numerosos, espalhando-se por todo o planeta.
Morreu em 8 de setembro de 1853, em Marselha, França. Em 1997, o papa João Paulo II, durante a solenidade de sua beatificação, na catedral de Notre Dame, em Paris, disse: “Frederico Ozanam é verdadeiramente um santo laico do nosso tempo”. Sua festa litúrgica ocorre no dia de sua morte.


ESTÍMULOS À SANTIFICAÇÃO DO DIA – E DA VIDA
LEITURAS DAS ORAÇÕES DA LITURGIA DAS HORAS DE DE SETEMBRO DE 2025
[Fonte: <https://www.ibreviary.com/m2/breviario.php>]
ORAÇÃO DA HORA TERÇA (NOVE HORAS)
Ant. Hoje é o nascimento da Virgem Santa Maria, cuja vida gloriosa ilumina toda a Igreja.
LEITURA BREVE Cant 6, 10
Quem é esta que se levanta como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha?
V. Felizes os que ouvem a palavra de Deus
R. E a põem em prática.
ORAÇÃO DA HORA SEXTA (DOZE HORAS)
Ant. Descendente de família real, Maria resplandece gloriosa. De todo o coração Lhe pedimos que nos ajude com suas preces.
LEITURA BREVE Judite 13, 18-19
Bendito seja o Senhor, nosso Deus, criador do céu e da terra, que te conduziu para esmagar a cabeça do chefe dos nossos inimigos. Jamais a tua confiança se apagará do coração dos homens, que recordarão para sempre o poder de Deus.
V. Bendita seja a Virgem Santa Maria,
R. Que trouxe ao mundo o Filho do eterno Pai.
ORAÇÃO DA HORA NONA (QUINZE HORAS)
Ant. Cantemos de todo o coração a glória de Cristo, nesta festa de Maria, excelsa Mãe de Deus.
LEITURA BREVE Ap 21, 3
Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará entre eles: serão o seu povo, e o próprio Deus, no meio deles, será o seu Deus.
V. Bendita sois Vós entre as mulheres
R. E bendito é o fruto do vosso ventre.
Oração
Dai, Senhor, aos vossos servos o dom da graça celeste e fazei que a festa do nascimento da bem‑aventurada Virgem Maria, cuja maternidade divina foi o princípio da nossa salvação, aumente em nós a unidade e a paz. Por Nosso Senhor.
V. Bendigamos o Senhor.
R. Demos graças a Deus
ORAÇÃO DE VÉSPERAS (FINAL DA TARDE)
LEITURA BREVE
Rom 9, 4-5
Eles são israelitas, a quem pertencem a adopção filial, a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; a quem pertencem os antigos Patriarcas e de quem procede Cristo, segundo a carne, Ele que está acima de todas as coisas, Deus bendito por todos os séculos. Amen.
RESPONSÓRIO BREVE
V. Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.
R. Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.
V. Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre.
R. O Senhor é convosco.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.
ORAÇÃO DE COMPLETAS (ANTES DE DORMIR)
LEITURA BREVE
1 Tess 5, 9-10
Deus destinou-nos para alcançarmos a salvação por Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, a fim de que, velando ou dormindo, vivamos unidos a Ele.
RESPONSÓRIO BREVE
V. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
V. Senhor, Deus fiel, meu Salvador.
R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
confraria@catolicospraticantes.com.br
catolicospraticantes.com.br
Importante:
* A Liturgia Diária, a porção da Palavra de Deus escolhida para cada dia, consiste em refeição espiritual de escol brindada pela Santa Madre Igreja, preparatória para o alimento divino, a Sagrada Eucaristia. Auguramos que esse estudo orante possa contribuir para potencializar o sustento e o remédio que essas santas palavras são destinadas a proporcionar e que com cada vez maior assiduidade mais irmãos na fé priorizem sorver diariamente as delícias inefáveis da Santa Palavra e da Sagrada Eucaristia. Sugerimos, caso não for possível por alguma razão desfrutar a missa presencialmente, que se o faça ao menos virtualmente, pela televisão ou internet. Também recomendamos escrever na área de busca de sites veiculadores de vídeos na internet as palavras “Homilia diária” e aproveitar os momentos livres do pensamento (inclusive no decorrer da realização de atividades manuais que não requerem intensa concentração – como lavar louça, por exemplo) para ouvir as reflexões de clérigos qualificados para nos ajudar a compreender com cada vez mais profundidade os desígnios divinos. O católico que participar de todas as Missas diárias ou estudar a Liturgia Diária pelo período de três anos, terá estudado toda a Bíblia (exceto partes de algumas passagens que são apresentadas de forma sintetizada, das quais são suprimidos versículos considerados de importância secundária). Essa breve exegese da Liturgia Diária é recomendada para quem busca conhecer com profundidade a Palavra de Deus, para dela se tornar íntimo e colocá-la em prática.
** A Liturgia das Horas é composta por sete momentos orantes rezados pelo fiel ao longo do dia. O primeiro, na madrugada, se chama Ofício das Leituras, composto pela recitação de vários salmos; a primeira leitura (extraída da Bíblia); a segunda leitura (extraída da Sagrada Doutrina) e algumas orações próprias. O segundo, Laudes, se reza no início da manhã, incluindo a recitação de salmos; orações; leitura bíblica breve e inclui também preces. Os momentos orantes do “miolo do dia” (das 09 às 15 horas) chamados “da hora média”, são propostos para serem realizados com brevidade em três etapas: Hora Terça, em torno das 09:00 horas; Hora Sexta, em torno das 12:00 horas; e Hora Nona, em torno das 15:00. São compostos pela recitação de salmos; orações e uma leitura bíblica breve. O sexto momento orante se dá antes do pôr do sol, sendo denominado de Vésperas e inclui também algumas preces, além dos salmos, orações e leitura bíblica breve. O sétimo momento orante denomina-se Completas, sendo realizado antes de dormir, incluindo o exame de consciência, uma breve recitação dos salmos, leitura bíblica breve e orações próprias, sendo bastante conciso. Tais momentos orantes são destinados especialmente à santificação do dia. A Liturgia das Horas serve também como ponto de interseção entre todos os católicos, sendo prescrita em especial para ser recitada por todos os componentes do clero, religiosos, religiosas, diáconos… constituindo-se fundamental para a unidade da fé, prevenindo a queda em heresias (a “escolha” de partes das escrituras e da doutrina e o rechaço de outras). Recomendamos vivamente que todos quantos puderem se dediquem a essa maravilhosa prática e reputamos como mínimo necessário a meditação da segunda leitura do Ofício das Leituras (aqui trazida como leitura complementar, extraída do o site <http://www.ibreviary.com/>), com o que nos tornamos agraciados com os preciosíssimos tesouros da Sagrada Doutrina brindados pelos que cultivaram a fé desde o início da Igreja. Podemos acessar a Liturgia das Horas através de livro próprio, também chamado de Breviário, ou por meio de aplicativos ou sites na internet. O fiel pode ainda digitar na área de busca o nome do momento orante que deseja acompanhar e terá à disposição essa oração com os salmos cantados. Disponibilizamos diariamente nesse estudo orante da Palavra de Deus os textos das leituras de todos os momentos orantes da Liturgia Diária, reputando-os como estímulos para a santificação do dia.
*** Por que ler a vida do Santo do dia?
Você sabe porque é muito importante conhecer e meditar no exemplo de vida do Santo do dia?
É fácil perceber que os homens se influenciam mutuamente no relacionamento social. A criança imita os pais, os gestos de dois amigos tendem a se assemelhar, pois a imitação é conatural aos homens desde a infância, distinguindo-os como a criatura mais imitativa de todas.
Esse mimetismo inato vincado em nossa humanidade se verifica também no âmbito sobrenatural. Conforme frisou Bento XVI, “os Santos constituem o comentário mais importante ao Evangelho, uma atualização sua na vida cotidiana e, por conseguinte, representam para nós um verdadeiro caminho de acesso a Jesus”.(1) Podemos, sem dúvida, considerá-los como imagem de Deus transposta para o dia a dia.
O conceito de imitação de Cristo – diretamente ou através do Santo do Dia – está presente nos Livros Sagrados, sobretudo nas cartas de São Paulo, como a destinada aos filipenses: “Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós” (3, 17).
São Francisco de Assis estava bem cônscio de seu papel simbólico quando dizia: “Devo ser modelo e exemplo para todos os frades”. (2)
Para o homem contemporâneo essas analogias entre Cristo e os Santos poderiam parecer despropositadas ou mesmo maldosamente tachadas de “culto à personalidade”.
Por isso, é fundamental ler a história do Santo do Dia para que conhecendo o exemplo deles e admirando-os, aprendamos como adequar nossas vidas à santidade que Deus quer de nós.
**** Leitura Orante da Palavra (Lectio divina)
Fonte: <https://www.ivcpoa.com.br/leitura-orante-da-palavra>
a) Como surgiu?
No século XII, o monge Guigo II estava trabalhando no mosteiro com uma escada na mão. Enquanto isso, pedia a Deus que lhe sugerisse um instrumento que o ajudasse a subir até ele. Sobre isso, ele escreveu: “Ocupado em um trabalho manual, comecei a pensar na atividade espiritual do ser humano e se apresentaram improvisadamente à minha reflexão quatro degraus espirituais, ou seja: 1) a leitura; 2) a meditação; 3) a oração; e 4) a contemplação”. Esta é a escada que se eleva da terra ao céu. Alguns chamam esse método de rezar de Lectio divina, isto é, leitura divina.
b) Os passos da Leitura Orante: 1) leitura; 2) meditação; 3) oração; e 4) contemplação.
1) Leitura: no primeiro momento, procure acolher a Bíblia não como um livro qualquer, mas como um tesouro que é a Palavra que Deus quer nos falar. Esforce-se para captar o sentido do texto do modo mais pleno possível. Para isso, podem ajudar algumas perguntas: • Quem? O que diz e o que faz cada personagem? • Onde? Como se situa este texto na Bíblia e em que contexto? • Que relação tem com outros textos? • Em síntese, o que diz o texto?
2) Meditação: A meditação vai responder à pergunta: “O que é que Deus, através deste texto, tem a nos dizer hoje?”. É muito importante perceber o que o texto diz para mim, não somente para os outros. Algumas vezes, as pessoas procuram no texto bíblico lições para ensinar aos outros. Aqui é diferente: o texto fala diretamente com o leitor, seja pessoalmente, seja comunitariamente. Entra-se em diálogo, facilitado por algumas perguntas, como: O que há de semelhante e de diferente entre a situação do texto e a nossa de hoje? O que a mensagem deste texto diz para a nossa situação? Que mudanças de comportamento nos sugere? Pode-se perceber o quanto as ideias de Deus são diferentes das nossas e a necessidade de deixar que a Palavra de Deus transforme as nossas convicções. Muitas vezes, é preciso mudar de mentalidade para aderir à vontade de Deus.
3) Oração: É o momento de expressar o que o texto nos faz dizer a Deus. A oração é a nossa resposta à Palavra de Deus lida e meditada. A oração provocada pela meditação inicia-se com uma atitude de admiração, silêncio e adoração ao Senhor. A oração suscitada pela meditação também pode ser recitação de preces e salmos. Dependendo do que se ouviu da parte de Deus, a resposta pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. É importante que essa oração espontânea não seja só individual, mas tenha sua expressão comunitária em forma de partilha.
4) Contemplação: enxergar, saborear, agir. A contemplação ajuda a enxergar o mundo de maneira nova. Tira o véu e ajuda a descobrir o projeto de Deus na história que hoje vivemos. Leva-nos a perceber Cristo como centro de tudo. Pela Leitura Orante, vamos crescendo na compreensão do sentido e da força da Palavra de Deus, vamos sendo transformados e nos tornando capazes de transformar a realidade. Contemplar supõe viver de modo diferente. O centro da pessoa está em Cristo. A pessoa é transformada pela Palavra de Deus, por isso contempla a presença de Deus em sua vida e adquire um novo olhar sobre a realidade.
Leitura Orante na Prática
O monge que criou o método sugere a ideia de uma escada que nos ajude a subir até Deus. Vamos analisar os quatro degraus que devemos subir.

1º Degrau – Leitura (Lectio): O que o texto diz?
1. Leia lentamente o texto, ao menos duas vezes.
2. Ainda não é hora de tentar tirar uma mensagem para sua vida. Apenas tente compreender o que o texto poderia significar na época em que foi escrito.
3. Tente reconstruir o texto: Quem são as pessoas que aparecem no texto e qual é a situação de cada uma? De acordo com o texto, qual é o papel de cada uma e quais seriam seus sentimentos? Aparece algum conflito no texto? Como é resolvido? Qual é o rosto de Deus no texto?

2º Degrau – Meditação (Meditatio): O que o texto me diz?
1. Destaque os versículos que foram mais fortes para você (sem tentar interpretá-los).
2. Atualize o texto comparando a situação da época com a situação atual e procure perceber o que tudo isso tem a ver com a sua/nossa vida de cristão.

3º Degrau – Oração (Oratio): O que o texto me faz dizer a Deus?
1. Tudo o que foi lido e meditado é transformado em uma conversa orante com Deus.
2. A oração é o instante no qual se é convidado a falar com Deus através do louvor, do agradecimento, do pedido, da súplica, do oferecimento, do perdão dirigido a ele: “Senhor, eu te peço… Eu te louvo e agradeço meu Deus…”. Dialogar diretamente com Deus: tenha “um trato de amizade com aquele que nos ama” (Santa Teresa). É necessário silêncio…

4º Degrau – Contemplação (Contemplatio)
Contemplar é ver a vida com os olhos da fé. É sentir, quase intuitivamente, a presença da Santíssima Trindade ao nosso lado. Esse passo está ligado ao anterior; às vezes, não percebemos quando termina um e começa o outro. Volte-se para a sua realidade (ao seu dia a dia) e veja sua vida com o olhar iluminado pelo Espírito Santo. Não se trata de pensar “o que fazer”, mas de como irá seguir Jesus a partir desse texto? É a primazia do ser sobre o fazer. Este último será o resultado de um novo ser humano: discípulo missionário de Jesus Cristo.
Atenção! Este método é fascinante, mas exigente. Não supõe saber ou ter grandes estudos, mas requer dedicação e escuta atenta à Palavra de Deus. Se alguém ler o texto bíblico sem seguir o método orante, dificilmente entenderá os quatro degraus. Há alguns que dizem que é muito difícil seguir este processo, certamente porque querem resultados imediatos e não dão tempo para escutar o Senhor. Para seguir este método, é preciso muita humildade e deixar o Senhor falar. É preciso se livrar de conceitos prontos sobre o texto lido. Evite-se, igualmente, logo tirar uma mensagem para pôr em prática. Essa aplicabilidade da Palavra depende de uma escuta mais atenta, pois nem sempre o Senhor pede que se faça algo, mas solicita uma mudança em nosso ser – a nossa conversão.



