21 DE JULHO – SEXTA-FEIRA DA XV SEMANA DO TEMPO COMUM
21 de julho de 202323 DE JULHO – XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM – III DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DA PESSOA IDOSA
23 de julho de 2023Néctar espiritual extraído da Liturgia Diária de 22/07/2023
Essas santas palavras nos convidam de forma especial a assumir o compromisso de seguir o exemplo de amor a Jesus demonstrado por Maria Madalena, com as consciência de que as almas dos fiéis estão unidas ao Senhor e sua destra nos sustenta e glorifica, cumprindo-nos buscar o Senhor com espontaneidade e a anunciá-lo com prontidão, a exemplo de Santa Maria Madalena.
Biografia
Maria Madalena era natural de Magdala, na região da Galileia. Em seu Evangelho, São Lucas apresenta-a como uma das mulheres que Jesus havia curado (“da qual haviam saído sete demônios”) e que o acompanhava em seu ministério (Lc 8,2). Maria Madalena é para todos os cristãos um modelo de conversão radical, e o grande amor por Jesus que se acendeu em seu coração valeu-lhe a graça de ser a primeira testemunha ocular do Cristo Ressuscitado (Jo 20,11-18 e a Coleta da Missa de hoje). Tão grande amor foi enaltecido pelo Papa São Gregório Magno, em sua 25a Homilia sobre os Evangelhos: “quão forte era o amor que inflamava o espírito dessa mulher, que não se afastava do túmulo do Senhor”. A importância da figura de Maria Madalena pode ser medida pelo fato de o Papa Francisco ter elevado a celebração de sua memória à categoria de Festa.
Antífona da entrada
– O Senhor disse a Maria Madalena: Vai a meus irmãos e anuncia-lhes: subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus. – Jo 20,17.
Saudação
– Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
– Amém.
– A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
– Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Oração do dia (Coleta)
– Ó Deus, o vosso Filho confiou a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal; dai-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que o Cristo vive e contemplá-lo na glória de seu Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª Leitura: Ct 3,1-4a
Salmo Responsorial: Sl 62
– A minh´alma tem sede de vós, Senhor!
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Responde-nos, ó Maria no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Jo 20,1-2.11-18
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
– Glória a vós, Senhor!
Ensinamentos
As santas palavras desta Liturgia Diária ensinam em especial, na primeira leitura (Ct 3,1-4a) sobre a força do amor de Maria Madalena, que atuou conforme a amante do livro Cântico dos Cânticos, levantando-se de madrugada em busca daquele que seu coração amava.
O Salmo Responsorial oportuniza-nos fazer coro com o louvor orante do salmista (Sl 62): 1. Salmo de Davi, quando se achava no deserto de Judá. 2.Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por vós anela como a terra árida e sequiosa, sem água. 3. Quero vos contemplar no santuário, para ver vosso poder e vossa glória. 4.Porque vossa graça me é mais preciosa do que a vida, meus lábios entoarão vossos louvores. 5.Assim vos bendirei em toda a minha vida, com minhas mãos erguidas vosso nome adorarei. 6.Minha alma saciada como de fino manjar, com exultante alegria meus lábios vos louvarão. 7.Quando, no leito, me vem vossa lembrança, passo a noite toda pensando em vós. 8.Porque vós sois o meu apoio, exulto de alegria, à sombra de vossas asas. 9.Minha alma está unida a vós, sustenta-me a vossa destra. 10.Quanto aos que me procuram perder, cairão nas profundezas dos abismos, 11.serão passados a fio de espada, e se tornarão pasto dos chacais. 12.O rei, porém, se alegrará em Deus. Será glorificado todo o que jurar pelo seu nome, enquanto aos mendazes lhes será tapada a boca.
No Santo Evangelho (Jo 20,1-2.11-18), sobre que 1. No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. 2.Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! 11.Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro. 12.Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13.Eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 14.Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. 15.Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem procuras? Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar. 16.Disse-lhe Jesus: Maria! Voltando-se ela, exclamou em hebraico: Rabôni! (que quer dizer Mestre). 17. Disse-lhe Jesus: Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. 18.Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
Busca do reto entendimento – invocação do Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra! Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação! Por Cristo, Senhor nosso! Amém!
Compromisso
Tais santas palavras e ensinamentos instam a assumir o compromisso – cumprindo pedir o auxílio divino para fazê-lo da melhor forma possível – na primeira leitura (Ct 3,1-4a) de empenhar-se e pedir a graça de seguir o exemplo de amor de amor a Jesus demonstrado por Maria Madalena.
As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 62) concitam a procurar o Senhor Deus com intenso ardor, buscando contemplá-lo em seu santuário, pois sua graça é mais preciosa que a vida, cumprindo louvá-lo e bendizê-lo por toda a vida. Instam a lembrar que as almas dos fiéis estão unidas ao Senhor e sua destra nos sustenta e glorifica.
O Santo Evangelho (Jo 20,1-2.11-18) insta a buscar o Senhor com espontaneidade e a anuncia-lo com prontidão, a exemplo de Santa Maria Madalena.
Oração final
Santa Maria Madalena, intercedei por nós para que possamos seguir o exemplo de amor de amor a Jesus que vós demonstrastes, buscando-o com espontaneidade e anunciando-o com prontidão, tornando-os de forma cada vez mais intensa almas fiéis unidas ao Senhor, sendo sustentados e glorificados por sua destra. Santa Maria Madalena, rogai por nós!
Leitura complementar
SEGUNDA LEITURA DO OFÍCIO DAS LEITURAS DA LITURGIA DAS HORAS DE 22 DE JULHO DE 2023
<http://www.ibreviary.com/m2/breviario.php?s=ufficio_delle_letture>
Das homilias de São Gregório Magno, papa, sobre os Evangelhos
(Hom. 25, 1-2, 4-5: PL 76, 1189-1193) (Sec. VI)
A minha alma tem sede do Deus vivo
Maria Madalena, quando chegou ao sepulcro e não encontrou lá o corpo do Senhor, julgou que alguém O tinha levado e foi avisar os discípulos. Estes vieram também ao sepulcro, viram e acreditaram no que essa mulher lhes dissera. Destes está escrito logo a seguir: E regressaram os discípulos para sua casa. E depois acrescenta-se: Maria, porém, estava cá fora, junto do sepulcro, a chorar.
Estes fatos levam-nos a considerar a grandeza do amor que inflamava a alma desta mulher, que não se afastava do sepulcro do Senhor, mesmo depois de se terem afastado os discípulos. Procurava a quem não encontrava, chorava enquanto buscava e, abrasada no fogo do amor, sentia a ardente saudade d’Aquele que pensava ter-lhe sido roubado. Por isso, só ela O viu então, porque só ela ficou a procurá-l’O. Na verdade, a eficácia das boas obras está na perseverança, como afirma também a voz da Verdade: Quem perseverar até ao fim será salvo.
Começou a buscar e não encontrou; continuou a procurar e finalmente encontrou. Os desejos foram aumentando com a espera e fizeram que chegasse a encontrar. Porque os desejos santos crescem com a demora; mas os que esfriam com a dilação não são desejos autênticos. Todas as pessoas que chegaram à verdade, conseguiram-no porque lhe dedicaram um amor ardente. Por isso afirmou David: A minha alma tem sede do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? Por isso também diz a Igreja no Cântico dos Cânticos: Estou ferida pelo amor. E ainda: A minha alma desfalece.
Mulher, porque choras? Quem procuras? É interrogada sobre a causa da sua dor, para que aumente o seu desejo e, ao mencionar ela o nome de quem procurava, mais se inflame no amor que Lhe tem.
Disse-lhe Jesus: Maria! Depois de a ter tratado pelo nome comum de «mulher», sem que ela O tenha reconhecido, chamou-a pelo nome próprio. Foi como se lhe dissesse abertamente: «Reconhece Aquele que te conhece a ti. Não é de modo genérico que te conheço, mas pessoalmente». Por isso Maria, ao ser chamada pelo seu nome, reconhece quem lhe falou; e imediatamente lhe chama «Rabbúni», isto é, «Mestre». Era Ele a quem procurava externamente e era Ele quem a ensinava interiormente a procurá-l’O.
Confraria Contardo Ferrini
confraria@catolicospraticantes.com.br
www.catolicospraticantes.com.br
Importante:
* A Liturgia Diária, a porção da Palavra de Deus escolhida para cada dia, consiste em refeição espiritual de escol brindada pela Santa Madre Igreja, preparatória para o alimento divino, a Sagrada Eucaristia. Auguramos que esse estudo orante possa contribuir para potencializar o sustento e o remédio que essas santas palavras são destinadas a proporcionar e que com cada vez maior assiduidade mais irmãos na fé priorizem sorver diariamente as delícias inefáveis da Santa Palavra e da Sagrada Eucaristia. Sugerimos, caso não for possível por alguma razão desfrutar a missa presencialmente, que se o faça ao menos virtualmente, pela televisão ou internet. Também recomendamos escrever na área de busca as palavras “Homilia diária” e aproveitar os momentos livres do pensamento (inclusive no decorrer da realização de atividades manuais que não requerem intensa concentração – como lavar louça, por exemplo) para ouvir as reflexões de clérigos qualificados para nos ajudar a compreender com cada vez mais profundidade os desígnios divinos.
** O católico que participar de todas as Missas diárias ou estudar a Liturgia Diária pelo período de três anos, terá estudado toda a Bíblia (exceto partes de algumas passagens que são apresentadas de forma sintetizada, das quais são suprimidos versículos considerados de importância secundária. Nestes estudos apresentamos o Salmo completo e eventualmente inserimos algumas passagens suprimidas que reputamos importantes para a melhor compreensão e compenetração no ensinamento bíblico). Essa breve exegese da Liturgia Diária é recomendada para quem busca conhecer com profundidade a Palavra de Deus, para dela se tornar íntimo e colocá-la em prática.
*** A Liturgia das Horas é composta por sete momentos orantes realizados pelo fiel ao longo do dia. O primeiro, na madrugada, se chama Ofício das Leituras, composto pela recitação de vários salmos; a primeira leitura (extraída da Bíblia); a segunda leitura (extraída da Sagrada Doutrina) e algumas orações próprias. O segundo, Laudes, se reza no início da manhã, incluindo a recitação de salmos; orações; leitura bíblica breve e inclui também preces. Os momentos orantes do “miolo do dia” (das 09 às 15 horas) chamados “da hora média”, são propostos para serem realizados com brevidade em três etapas: Hora Terça, em torno das 09:00 horas; Hora Sexta, em torno das 12:00 horas; e Hora Nona, em torno das 15:00. São compostos pela recitação de salmos; orações e uma leitura bíblica breve. O sexto momento orante se dá antes do pôr do sol, sendo denominado de Vésperas e inclui também algumas preces, além dos salmos, orações e leitura bíblica breve. O sétimo momento orante denomina-se Completas, sendo realizado antes de dormir, incluindo o exame de consciência, uma breve recitação dos salmos, leitura bíblica breve e orações próprias, sendo bastante conciso. Tais momentos orantes são destinados especialmente à santificação do dia. A Liturgia das Horas serve também como ponto de interseção entre todos os católicos, sendo prescrita para ser recitada por todos os componentes do clero, religiosos, religiosas, diáconos… constituindo-se fundamental para a unidade da fé, prevenindo a queda em heresias (a “escolha” de partes das escrituras e da doutrina e o rechaço de outras). Recomendamos vivamente que todos quantos puderem se dediquem a essa maravilhosa prática e reputamos como mínimo necessário a meditação da segunda leitura do Ofício das Leituras (aqui trazida como leitura complementar, extraída do o site <http://www.ibreviary.com/>), com o que nos tornamos agraciados com os preciosíssimos tesouros da Sagrada Doutrina brindados pelos que cultivaram a fé desde o início da Igreja. Podemos acessar a Liturgia das Horas através de livro próprio, também chamado de Breviário, ou por meio de aplicativos ou sites na internet. O fiel pode também digitar na área de busca o nome do momento orante que deseja acompanhar e terá à disposição essa oração com os salmos cantados.
