LITURGIA DE 04 DE AGOSTO DE 2023 – SEXTA FEIRA – SÃO JOÃO MARIA VIANNEY – PRESBÍTERO E CONFESSOR
4 de agosto de 2023LITURGIA DE 06 DE AGOSTO DE 2023 – DOMINGO – TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR
5 de agosto de 2023Néctar espiritual extraído da Liturgia Diária de 05/08/2023
As santas palavras desta liturgia instam em especial a assumir o compromisso – cumprindo pedir o auxílio divino para fazê-lo da melhor forma possível – na primeira leitura (Lv 25,1.8-17), de participar com reverência das solenidades jubilares da Igreja e a jamais prejudicar o próximo nos negócios, atuando com justiça e retidão. As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 66) concitam em especial a invocar a piedade e as bênçãos do Senhor, para que se conheçam em toda a terra os seus caminhos e a sua salvação. O Santo Evangelho (Mt 14,1-12) concita-nos à consciência da degeneração, perversidade e vulgaridade que marcavam a conduta de Herodes e as consequências a que levam o reinado de um iníquo, um devasso, um débil no seguimento dos preceitos do Senhor.
Antífona da entrada
– Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele quem dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36).
Saudação
– Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
– Amém.
– A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
– Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Oração do dia (Coleta)
– Ó Deus, sois amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª Leitura: Lv 25,1.8-17
Salmo Responsorial: Sl 66
– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10).
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: (Mt 14,1-12)
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
– Glória a vós, Senhor!
Busca do reto entendimento – invocação do Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra! Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação! Por Cristo, Senhor nosso! Amém!
Ensinamentos
As santas palavras desta Liturgia Diária ensinam em especial, na primeira leitura, sobre que narrou o escritor sagrado (Lv 25,1.8-17): O Senhor disse a Moisés no monte Sinai: “Dize aos israelitas o seguinte: 8.Contarás sete anos sabáticos, sete vezes sete anos, cuja duração fará um período de quarenta e nove anos. 9.Tocarás então a trombeta no décimo dia do sétimo mês: tocareis a trombeta no dia das Expiações em toda a vossa terra. 10.Santificareis o quinquagésimo ano e publicareis a liberdade na terra para todos os seus habitantes. Será o vosso jubileu. Voltareis cada um para as suas terras e para a sua família. 11.O quinquagésimo ano será para vós um jubileu: não semeareis, não ceifareis o que a terra produzir espontaneamente, e não vindimareis a vinha não podada, 12.pois é o jubileu que vos será sagrado. Comereis o produto de vossos campos. 13.Nesse ano jubilar, voltareis cada um à sua possessão. 14.Se venderdes ou comprardes alguma coisa de vosso próximo, ninguém dentre vós cause dano ao seu irmão. 15.Comprarás ao teu próximo segundo o número de anos decorridos desde o jubileu, e ele te venderá segundo o número de anos de colheita. 16.Aumentarás o preço em razão dos anos que restarem, e o abaixarás à medida que os anos diminuírem, porque é o número de colheitas que ele te vende. 17.Ninguém prejudique o seu próximo. Teme o teu Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus.
O Salmo Responsorial oportuniza-nos fazer coro com o louvor orante do salmista (Sl 66): Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. Salmo. Cântico.2. Tenha Deus piedade de nós e nos abençoe, faça resplandecer sobre nós a luz da sua face,3. para que se conheçam na terra os seus caminhos e em todas as nações a sua salvação.4. Que os povos vos louvem, ó Deus, que todos os povos vos glorifiquem.5. Alegrem-se e exultem as nações, porquanto com equidade regeis os povos e dirigis as nações sobre a terra.6. Que os povos vos louvem, ó Deus, que todos os povos vos glorifiquem.7. A terra deu o seu fruto, abençoou-nos o Senhor, nosso Deus.8. Sim, que Deus nos abençoe, e que o reverenciem até os confins da terra.
No Santo Evangelho, sobre que (Mt 14,1-12): Por aquela mesma época, o tetrarca Herodes ouviu falar de Jesus. 2.E disse aos seus cortesãos: É João Batista que ressuscitou. É por isso que ele faz tantos milagres. 3.Com efeito, Herodes havia mandado prender e acorrentar João, e o tinha mandado meter na prisão por causa de Herodíades, esposa de seu irmão Filipe. 4.João lhe tinha dito: Não te é permitido tomá-la por mulher! 5.De boa mente o mandaria matar; temia, porém, o povo que considerava João um profeta. 6.Mas, na festa de aniversário de nascimento de Herodes, a filha de Herodíades dançou no meio dos convidados e agradou a Herodes. 7.Por isso, ele prometeu com juramento dar-lhe tudo o que lhe pedisse. 8.Por instigação de sua mãe, ela respondeu: Dá-me aqui, neste prato, a cabeça de João Batista. 9.O rei entristeceu-se, mas como havia jurado diante dos convidados, ordenou que lha dessem; 10.e mandou decapitar João na sua prisão. 11.A cabeça foi trazida num prato e dada à moça, que a entregou à sua mãe. 12.Vieram, então, os discípulos de João transladar seu corpo, e o enterraram. Depois foram dar a notícia a Jesus.
Compromisso
Tais santas palavras e ensinamentos instam em especial a assumir o compromisso – cumprindo pedir o auxílio divino para fazê-lo da melhor forma possível – na primeira leitura (Lv 25,1.8-17), de participar com reverência das solenidades jubilares da Igreja. Concitam ainda a jamais prejudicar o próximo nos negócios, atuando com justiça e retidão.
As santas palavras do Salmo Responsorial (Sl 66) concitam em especial a invocar a piedade e as bênçãos do Senhor, para que se conheçam em toda a terra os seus caminhos e a sua salvação e todos os povos o reverenciem, louvem e glorifiquem, alegrando-se e exultando pela equidade com que o Senhor dirige os povos e nações, abençoando a terra e fazendo-a frutificar.
O Santo Evangelho (Mt 14,1-12) concita-nos à consciência da degeneração, perversidade e vulgaridade que marcavam a conduta de Herodes e as consequências a que levam o reinado de um iníquo, um devasso, um débil no seguimento dos preceitos do Senhor.
Oração final
Ó Trindade Santíssima, Pai, Filho e Espírito Santo, vinde em nosso auxílio para que nada nos impeça de participarmos com reverência das solenidades jubilares da Igreja e que jamais prejudiquemos o próximo nos negócios, mas atuemos sempre com justiça e retidão. Invocamos a vossa piedade e as vossas bênçãos, para que se conheçam em toda a terra os vossos caminhos e a vossa salvação. Invocamo-vos em especial para que levanteis homens santos para gerir as nações, que sejam superados os líderes marcados pela degeneração, perversidade e vulgaridade típicos da conduta de Herodes e as consequências a que levam o reinado de um iníquo, um devasso, um débil no seguimento dos preceitos do Senhor! Cremos, Senhor, mas aumentai nossa fé!
Leitura complementar
LEITURAS DA LITURGIA DAS HORAS DE 05 DE AGOSTO DE 2023 <http://www.ibreviary.com/m2/breviario.php>
PRIMEIRA LEITURA DO OFÍCIO DAS LEITURAS
Da Segunda Epístola aos Coríntios 12, 14 – 13, 13
O Apóstolo anuncia a próxima visita para corrigir os coríntios
Irmãos: É esta a terceira vez que estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não pretendo os vossos bens, mas a vós mesmos. Não são os filhos que devem ganhar para os pais, mas os pais para os filhos. Por mim, da melhor vontade darei o que é meu e me darei a mim mesmo pelas vossas almas. Será que, por vos ter mais amor, sou menos amado?
Mas seja assim. Não vos fui pessoalmente pesado. Todavia, astuto como sou, apanhei-vos por astúcia. Ter-vos-ia eu defraudado por algum daqueles que vos enviei? Insisti com Tito e mandei com ele o outro irmão. Ter-vos-á defraudado Tito? Não procedemos segundo o mesmo espírito? Não seguimos os mesmos passos?
Imaginais há muito que procuramos justificar-nos diante de vós. Mas nós falamos diante de Deus, com os olhos em Cristo. E tudo isto, caríssimos, para vossa edificação. Na verdade, receio que, ao chegar, não vos encontre tais como desejo e que vós não me encontreis tal como desejais. Temo encontrar entre vós discórdias, ciúmes, rivalidades, dissenções, maledicências, murmurações, insolências, desordens. Temo que, ao visitar-vos de novo, Deus me humilhe diante de vós, e tenha de chorar por muitos que pecaram e não se arrependeram da impureza, imoralidade e sensualidade a que se tinham entregado.
É esta a terceira vez que vou ter convosco. «Pela palavra de duas ou três testemunhas será resolvido qualquer assunto.» Já o disse durante a minha segunda visita àqueles que anteriormente pecaram e a todos os outros, e repito-o agora que estou ausente. Se aí voltar, não pouparei os que pecaram, visto que procurais uma prova de que Cristo fala em mim, Ele que não é fraco para convosco, mas exerce o seu poder no meio de vós. De fato, Ele foi crucificado na sua fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Também nós somos fracos n’Ele, mas viveremos com Ele para vós pelo poder de Deus.
Examinai-vos a vós mesmos, vede se estais firmes na fé. Provai-vos a vós mesmos. Não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A não ser que a prova seja contra vós. Espero que reconheçais que a prova não é contra nós. Entretanto, rogamos a Deus que não pratiqueis nenhum mal, não para que pareçamos aprovados, mas para que pratiqueis o bem, embora sejamos tidos como reprovados. Porque nada podemos contra a verdade, mas só a favor da verdade. Alegramo-nos quando somos fracos e vós sois fortes. O que pedimos nas nossas orações é a vossa perfeição. Se, estando ausente, vos escrevo estas palavras, é para que, uma vez presente, não tenha de usar de severidade, segundo os poderes que Cristo me conferiu, para edificar e não para destruir.
Quanto ao resto, irmãos, sede alegres, trabalhai pela vossa perfeição, animai-vos uns aos outros, tende os mesmos sentimentos, vivei em paz. E o Deus do amor e da paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com o ósculo santo. Todos os santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
SEGUNDA LEITURA DO OFÍCIO DAS LEITURAS
Da Carta de Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir, a Policarpo (5, 1 – 8, 1.3: Funk 1, 249-253) (Sec. I)
Tudo se faça para glória de Deus
Evita as artes mágicas e fala aos fiéis para se precaverem contra elas. Recomenda às minhas irmãs que amem o Senhor e que vivam contentes com os seus maridos nas coisas materiais e espirituais. Igualmente exorta os meus irmãos, em nome de Jesus Cristo, para que amem as suas esposas, como o Senhor ama a Igreja. Se alguém puder permanecer em castidade, para honrar a carne do Senhor, permaneça nela com humildade. Se se gloriar, perde-se; e se se julgar superior ao bispo, está perdido. Os que se casam, esposos e esposas, devem contrair o seu matrimônio com a aprovação do bispo, para que o seu casamento seja segundo o Senhor e não segundo a concupiscência. Tudo se faça para glória de Deus.
Prestai atenção ao bispo, para que também Deus vos preste atenção. Eu ofereço a minha vida por aqueles que se submetem ao bispo, aos presbíteros e aos diáconos; e oxalá me seja dado ter parte com eles em Deus. Colaborai intimamente uns com os outros: juntos lutai, correi, sofrei, descansai e levantai-vos, como administradores, assistentes e ministros de Deus. Procurai agradar Àquele sob cujas ordens militais e de quem recebeis a remuneração; e não haja entre vós nenhum desertor. Seja o vosso batismo como um escudo, a fé como um capacete, a caridade como uma lança, a paciência como um arsenal de todas as armas; os vossos depósitos sejam as boas obras, para que possais receber a seu tempo a recompensa a que tendes direito. Sede magnânimos uns para com os outros, praticando a mansidão, para que o mesmo faça Deus convosco. Queira Deus que eu possa gozar para sempre da vossa presença.
A Igreja que está em Antioquia da Síria, segundo me disseram, goza de paz, graças às vossas orações; assim também eu me sinto agora mais tranquilo, com a segurança que vem de Deus, e o meu único desejo é chegar até junto de Deus através do martírio, para merecer ser vosso discípulo na ressurreição. Seria bom, ó Policarpo abençoado por Deus, convocar uma assembleia agradável a Deus e eleger alguém que seja digno de confiança e diligente, o qual possa ser chamado o «correio divino», e que ele tenha a honra de partir para a Síria, a fim de celebrar a vossa infatigável caridade para glória de Deus.
O cristão não é senhor de si, mas está ao serviço de Deus. Esta obra é de Deus e também é vossa, se a levardes a bom termo. Eu confio na graça e creio que estais dispostos a realizar a boa obra para honra de Deus. É breve esta minha carta de exortação, porque conheço o vosso ardente zelo pela verdade.
Como não pude escrever a todas as Igrejas, porque tive de partir improvisadamente de Tróade para Nápoles da Macedônia, tu, que tens o pensamento de Deus, escreve a todas as Igrejas situadas a Oriente para que façam o mesmo. Às que puderem, mandem mensageiros; às outras mandem cartas por meio de delegados que tu enviarás, e assim alcançareis glória eterna com esta obra, como bem mereceis.
Desejo que vos encontreis sempre bem, em Jesus Cristo nosso Deus, e por Ele permaneçais na unidade, sob a vigilância de Deus. Sede fortes no Senhor.
LEITURA BREVE DA ORAÇÃO DE LAUDES
2 Pedro 1, 10-11
Irmãos, esforçai-vos cada vez mais por assegurar com boas obras a vossa vocação e eleição, porque deste modo não pecareis jamais. E assim vos será largamente oferecida a entrada no reino eterno de Nosso Senhor Jesus Cristo.
LEITURA BREVE DA HORA TERÇA
1 Reis 8, 60-61
Todos os povos da terra reconhecerão que o Senhor é Deus e que não há outro além d’Ele. E o vosso coração será todo, sem reserva, para o Senhor nosso Deus, praticando as suas leis e observando os seus preceitos.
LEITURA BREVE DA HORA SEXTA
Jer 17, 9-10
O coração é o que há de mais astucioso e incompreensível. Quem pode entendê-lo? Eu, o Senhor, penetro os corações e aprofundo os sentimentos de todos os homens, para retribuir a cada um segundo o seu modo de proceder, conforme o fruto das suas ações.
LEITURA BREVE DA HORA NONA
Sab 7, 27a; 8,1
A Sabedoria de Deus, sendo única, tudo pode, e, imutável em si mesma, renova todas as coisas. Estende o seu vigor de um extremo ao outro da terra e tudo governa excelentemente.
LEITURA BREVE DA ORAÇÃO DE VÉSPERAS
Filip 3, 20-21
A nossa pátria está nos Céus, donde esperamos o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, que há-de transformar o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu Corpo glorioso, pelo poder que Ele tem de sujeitar a Si todo o universo.
LEITURA BREVE DA ORAÇÃO DE COMPLETAS
Deut 6, 4-7
Escuta, Israel. O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. As palavras que hoje te prescrevo ficarão gravadas no teu coração. Hás-de recomendá-las a teus filhos, e nelas meditarás, quer estando sentado em casa quer andando pelos caminhos, quando te deitas e quando te levantas.
Confraria Contardo Ferrini
confraria@catolicospraticantes.com.br
www.catolicospraticantes.com.br
Importante:
* A Liturgia Diária, a porção da Palavra de Deus escolhida para cada dia, consiste em refeição espiritual de escol brindada pela Santa Madre Igreja, preparatória para o alimento divino, a Sagrada Eucaristia. Auguramos que esse estudo orante possa contribuir para potencializar o sustento e o remédio que essas santas palavras são destinadas a proporcionar e que com cada vez maior assiduidade mais irmãos na fé priorizem sorver diariamente as delícias inefáveis da Santa Palavra e da Sagrada Eucaristia. Sugerimos, caso não for possível por alguma razão desfrutar a missa presencialmente, que se o faça ao menos virtualmente, pela televisão ou internet. Também recomendamos escrever na área de busca de sites veiculadores de vídeos na internet as palavras “Homilia diária” e aproveitar os momentos livres do pensamento (inclusive no decorrer da realização de atividades manuais que não requerem intensa concentração – como lavar louça, por exemplo) para ouvir as reflexões de clérigos qualificados para nos ajudar a compreender com cada vez mais profundidade os desígnios divinos.
** O católico que participar de todas as Missas diárias ou estudar a Liturgia Diária pelo período de três anos, terá estudado toda a Bíblia (exceto partes de algumas passagens que são apresentadas de forma sintetizada, das quais são suprimidos versículos considerados de importância secundária. Nestes estudos apresentamos o Salmo completo e eventualmente inserimos algumas passagens suprimidas que reputamos importantes para a melhor compreensão e compenetração no ensinamento bíblico). Essa breve exegese da Liturgia Diária é recomendada para quem busca conhecer com profundidade a Palavra de Deus, para dela se tornar íntimo e colocá-la em prática.
*** A Liturgia das Horas é composta por sete momentos orantes rezados pelo fiel ao longo do dia. O primeiro, na madrugada, se chama Ofício das Leituras, composto pela recitação de vários salmos; a primeira leitura (extraída da Bíblia); a segunda leitura (extraída da Sagrada Doutrina) e algumas orações próprias. O segundo, Laudes, se reza no início da manhã, incluindo a recitação de salmos; orações; leitura bíblica breve e inclui também preces. Os momentos orantes do “miolo do dia” (das 09 às 15 horas) chamados “da hora média”, são propostos para serem realizados com brevidade em três etapas: Hora Terça, em torno das 09:00 horas; Hora Sexta, em torno das 12:00 horas; e Hora Nona, em torno das 15:00. São compostos pela recitação de salmos; orações e uma leitura bíblica breve. O sexto momento orante se dá antes do pôr do sol, sendo denominado de Vésperas e inclui também algumas preces, além dos salmos, orações e leitura bíblica breve. O sétimo momento orante denomina-se Completas, sendo realizado antes de dormir, incluindo o exame de consciência, uma breve recitação dos salmos, leitura bíblica breve e orações próprias, sendo bastante conciso. Tais momentos orantes são destinados especialmente à santificação do dia. A Liturgia das Horas serve também como ponto de interseção entre todos os católicos, sendo prescrita em especial para ser recitada por todos os componentes do clero, religiosos, religiosas, diáconos… constituindo-se fundamental para a unidade da fé, prevenindo a queda em heresias (a “escolha” de partes das escrituras e da doutrina e o rechaço de outras). Recomendamos vivamente que todos quantos puderem se dediquem a essa maravilhosa prática e reputamos como mínimo necessário a meditação da segunda leitura do Ofício das Leituras (aqui trazida como leitura complementar, extraída do o site <http://www.ibreviary.com/>), com o que nos tornamos agraciados com os preciosíssimos tesouros da Sagrada Doutrina brindados pelos que cultivaram a fé desde o início da Igreja. Podemos acessar a Liturgia das Horas através de livro próprio, também chamado de Breviário, ou por meio de aplicativos ou sites na internet. O fiel pode ainda digitar na área de busca o nome do momento orante que deseja acompanhar e terá à disposição essa oração com os salmos cantados.
