11 de março de 2024
Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência do que revela e nos empenhemos para modelar nossas condutas a partir do que ilumina a sabedoria divina que emana das santas palavras Liturgia Diária da Segunda-Feira da IV Semana da Quaresma (dia 11 de março de 2024), que esclarece em especial na Primeira Leitura (Is 65,17-21) que vós prenunciastes pelo profeta que criaríeis novos céus e nova terra, ensejadores de alegria, felicidade e júbilo eternos.
Tal profecia se consumou com a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que nos resgatou do pecado, fazendo de nós um povo destinado a vos alegrar e a viver a paz crística, que não se desvanece, ainda que sobrevenham duras adversidades.
luminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos profundamente da Palavra de Deus, ouvindo-a e colocando-a em prática de modo gradual e progressivamente mais efetivo, buscando compreendê-la de forma sistemática, integral... considerando o todo da mensagem das Sagradas Escrituras, tendo como chave de interpretação os máximes mandamentos do amor a Deus e ao próximo.
À medida que mais e mais cristãos ouçam e efetivamente coloquem em prática a Palavra de Deus, suas vidas vão sendo transformadas; com seu labor missionário contribuem para que também outros sejam contemplados com tais bênçãos, gerando o que pode ser denominado de um prodigioso círculo virtuoso, em que uns e outros vão se tornando instrumentos de irradiação da graça divina.
Esse é o verdadeiro, o profundo e original projeto de Jesus (e não um projeto político), conforme Marcos 16,15: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." À medida que mais e mais pessoas ouvem e efetivamente colocam em prática a Palavra de Deus, vão se tornando renovadas vidas, famílias, comunidades e sociedades - o que supera qualitativamente os mais elevados desígnios dos mais audaciosos projetos políticos de solidariedade, paz, fraternidade...
E sem os valores cristãos - sem o norteamento no que foi por vós estabelecido - os mais elevados ideais humanos insculpidos em sistemas políticos, sociológicos etc... se tornam vãs ilusões que produzem, na prática, resultados diametralmente opostos aos que se propõem, degenerando-se em barbárie.
[...]
