20 de março de 2024
Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência do que revela e nos empenhemos para modelar nossas condutas a partir do que ilumina a sabedoria divina que emana das santas palavras da Liturgia Diária da quarta-feira da V Semana da Quaresma (dia 20 de março de 2024), que esclarece-nos em especial no Santo Evangelho (Jo 8,31-42) que disse Jesus: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará. […] Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo. Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre. Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. […] Eu falo o que vi junto de meu Pai […] porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou."
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência de que a oportunidade que Jesus nos trás, a graça que generosamente coloca à nossa disposição é algo imensamente grandioso, que somente poderia advir do divino.
luminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que possamos abrir nossas mentes e tomar posse da maravilhosa notícia que Jesus nos dá nessa perícope: "Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre. Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres."
Além de nos libertar do pecado, da vida imersa no lamaçal do vale da sombra da morte (conforme o Salmo 22,4), Jesus, o Bom Pastor, nos eleva à condição de coerdeiros do Pai, filhos adotivos do próprio Deus (conforme Romanos 8, 16-18): "O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada."
luminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para amar a Jesus - que veio de Deus para nos salvar; aderir ao seu projeto de conversão e salvação, ouvindo, colocando em prática e permanecendo na sua palavra. Com isso conheceremos e viveremos a verdade libertadora, que livra da escravidão a que o pecado submete os que a ele se entregam e nele vivem.
luminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que possamos compreender - por mais que nossas mentes tenham imensa dificuldade para tal - que de fato, pela fé em Jesus, por nossa adesão a ele, herdamos a vida nova e nos tornamos novas criaturas; tudo o que é velho passa e se faz novo (conforme 2Coríntios 5,17).
Cremos, Senhor, mas aumentai a nossa fé!
