22 de março de 2024
(...)
Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência do que revela e nos empenhemos para modelar nossas condutas a partir do que ilumina a sabedoria divina que emana das santas palavras Liturgia Diária da Sexta-feira da V Semana da Quaresma (dia 22 de março de 2024), que esclarece em especial no Santo Evangelho (Jo 10,31-42) que, tendo os judeus pegado novamente em pedras para apedrejar Jesus, ele lhes disse: “Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais?”
Eles replicaram que era pela blasfêmia de, sendo homem, afirmar ser Deus. Jesus citou então o Salmo 81, versículo 6, que afirma: "Vós sois deuses." Em seguida complementou: "Se a Lei chama deuses àqueles a quem a Palavra de Deus foi dirigida (ora, a Escritura não pode ser desprezada), como acusais de blasfemo aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, porque eu disse: Sou o Filho de Deus. Se eu não faço as obras de meu Pai, não me creiais. Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.”
Procuraram então prendê-lo, porém mais uma vez ele se esquivou de suas mãos, retirando-se para onde João começara a batizar e ali permaneceu. Muitos foram a ele e diziam: “João não fez milagre algum, mas tudo o que João falou deste homem era verdade”. E assim muitos acreditaram nele.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que compreendamos, nos impregnemos profundamente da consciência de que desde os tempos de Jesus, mesmo os que presenciaram pessoalmente seus ensinamentos e milagres tiveram dificuldades para crer nele - muitos acreditaram, outros não.
Clamamos, suplicamos como todo o fervor de nossos corações para que intensifiqueis o envio da luz divina para que ilumine o mundo inteiro, libertando-o das trevas da descrença - que todos se voltem para a única forma efetivamente viável de superação de tudo o que não vai bem em nossa civilização: crer em Jesus, ouvir e colocar em prática a sua palavra!
Cremos, Senhor, mas aumentai a nossa fé!
