26 de março de 2024
Néctar espiritual extraído do Santo Evangelho - Oração para tornar-nos instrumento da vontade de Deus, imunizando-nos de dar brechas a Satanás impregnando-nos do pensamento de Deus expresso nas Sagradas Escrituras, capacitando-nos para tudo suportar, a ponto de dar a vida pelo Reino de Deus.
Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência do que revela e nos empenhemos para modelar nossas condutas a partir do que ilumina a sabedoria divina que emana das santas palavras Liturgia Diária da Terça-Feira da Semana Santa (dia 26 de março de 2024), que esclarece em especial no Santo Evangelho (Jo 13,21-33.36-38) que Jesus declarou abertamente, na Santa Ceia, na Quinta-Feira Santa, que um deles haveria de traí-lo.
O evangelista afirma que então Satanás entrou em Judas Iscariotes - o mesmo que protestou por Maria, irmã de Lázaro, ter perfumado os pés de Jesus com um frasco de perfume, afirmando que o perfume deveria ser vendido e o dinheiro colocado na bolsa, que ele cuidava, para então ser dado aos pobres; porém ele furtava o que era colocado na bolsa...
Portanto, Judas Iscariotes vivia impregnado pela ganância - não se pautava pelos mandamentos divinos, que proíbem o roubo. Desse modo, deixava brecha para que Satanás se instalasse nele. Assim se tornou um instrumento de Satanás, tendo sido por ele impregnado e dominado, a ponto de perpetrar a traição de Jesus.
Em seguida Jesus afirmou: “Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará em breve. Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco. Vós me haveis de procurar, mas, como disse aos judeus, também vos digo agora a vós: para onde eu vou, vós não podeis ir." Questionado por Pedro sobre para onde iria, disse-lhe que ele não poderia segui-lo agora, mas que o faria mais tarde.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos do pensamento de Deus, que é expresso nas Sagradas Escrituras, buscando com sinceridade conhecer e colocar em prática a Palavra de Deus e desse modo nos tornarmos vossos instrumentos, contribuindo na realização das obras divinas, imitando nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, como ele colaborando, servindo seu Reino, estabelecido na Santa Madre Igreja.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que atuemos cientes de que Jesus foi glorificado após passar pela via crucis, indo então para o Pai, cumprindo-nos, por nossa parte, suportar resignadamente o que nos for dado passar em nossa jornada terrena, para então juntar-nos a Jesus, a exemplo dos apóstolos, que deram a vida pelo Reino de Deus.
Cremos, Senhor, mas aumentai a nossa fé!
