28 de março de 2024
Néctar espiritual extraído do Santo Evangelho - Oração para seguir o exemplo de Jesus e assim plenificar a vida de seu verdadeiro sentido
Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência do que revela e nos empenhemos para modelar nossas condutas a partir do que ilumina a sabedoria divina que emana das santas palavras Liturgia Diária da Quinta-Feira da Semana Santa, em que celebramos a Ceia do Senhor (dia 28 de março de 2024), que esclarece em especial no Santo Evangelho (Jo 13,1-15) que na quinta-feira precedente à festa da Páscoa, ciente de que havia chegado sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo vivido com profundo amor pela humanidade, na noite da Santa Ceia, Jesus levantou-se, cingiu-se com uma toalha, colocou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e enxugá-los com a toalha.
Simão Pedro protestou, mas Jesus retorquiu que se não lhe lavasse os pés Simão não teria parte com ele, que então aquiesceu. Em seguida Jesus lhes explicou: "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós."
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que, a exemplo de Jesus, coloquemo-nos a serviço dos irmãos, ainda que para isso tenhamos que nos colocar em posições e situações desconfortáveis, até mesmo desagradáveis... O Mestre dos Mestres e Senhor dos senhores deu o exemplo de servir com a mais expressiva humildade e cabe-nos seguir esse e todos os demais exemplos que nos deu em sua vida.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que sigamos o grande exemplo que foi toda a vida de Jesus, que imbuiu o viver com um profundo sentido de eternidade, impregnado da consciência de que chegaria a hora de passar desse mundo para o Pai e traçou um percurso que plenificou de sentido seu viver, realizando o melhor nesse mundo - com profundo amor pela humanidade - e ao mesmo tempo se preparou para a vida eterna.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos, ó Trindade Santíssima, para que sigamos o exemplo do Mestre com gradual e progressivamente maior empenho, zelo, dedicação, denodo... a ponto de fazermos de nossas vidas uma oblação por ele, pela Igreja e pelos irmãos, como fizeram os santos, cientes de que esse é o verdadeiro sentido da vida, que imuniza das ilusões e leva a desfrutar a verdadeira felicidade!
Cremos, Senhor, mas aumentai a nossa fé!
