Néctar espiritual extraído da Primeira Leitura e Salmo - Oração de compromisso de nos mantermos fiéis ao enunciado original do Evangelho, não nos desviando nem para a direita, nem para a esquerda, contribuindo com o nosso melhor na construção do Reino de Deus.
Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos impregnemos da consciência do que revela e nos empenhemos para modelar nossas condutas a partir do que ilumina a sabedoria divina que emana das santas palavras da Liturgia Diária da Sexta-Feira - Memória de São Felipe e São Tiago - Apóstolos e Mártires (dia 03 de maio de 2024), que esclarece em especial na Primeira Leitura (1 Cor 15,1-8) que São Paulo Apóstolo afirmou: "Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé. Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 5. apareceu a Cefas e, em seguida, aos Doze. 6. Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos); depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos e, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo."
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que nos mantenhamos firmes no Evangelho que acolhemos, que nos conduz à salvação, desde que nos mantenhamos fiéis ao seu enunciado original - cientes de que, caso venhamos a claudicar, nos desviando para a esquerda ou para a direita, tudo se tornará vão.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que acreditemos firmemente no testemunho dos Apóstolos, que afirmam que Cristo morreu por nossos pecados, conforme vaticinado nas escrituras, foi sepultado e ressurgiu ao terceiro dia, tendo aparecido a Pedro, aos Apóstolos reunidos, depois a mais de quinhentos cristãos, em seguida a Tiago e depois a São Paulo Apóstolo, seguindo-se então a saga apostólica, com o auxílio do Espírito Santo, de construção da Igreja e sua expansão por toda a terra.
Iluminai-nos, inspirai-nos, orientai-nos e sustentai-nos para que, a exemplo dos Apóstolos, mantenhamos o testemunho, prosseguindo com fidelidade nos empenhos para a expansão da fé, de modo a contribuirmos com o nosso melhor na construção do Reino de Deus. Que o façamos da forma mais elevada possível nesta terra, colaborando com a Igreja para que realize com excelência a sua missão, preparando-nos assim para usufruir na eternidade a plenitude do Reino.
Fazemos coro com o louvor orante do salmista (Sl 18,2-5): 2. Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. 3. O dia ao outro transmite essa mensagem, e uma noite à outra a repete. 4. Não é uma língua nem são palavras, cujo sentido não se perceba, 5. porque por toda a terra se espalha o seu ruído, e até os confins do mundo a sua voz; aí armou Deus para o sol uma tenda.
Cremos, Senhor, mas aumentai a nossa fé!