Estudo orante da Liturgia & Cia

2 de fevereiro de 2026

Tosquice espiritual X pobreza de espírito

Tosquice significa algo tosco, bruto, rude... Pobreza denota necessidade, carência, estado que requer suprir algo que falta. Discernir entre tosquice e pobreza é algo que se reveste de grande importância. Há muitas pessoas terrivelmente toscas espiritualmente, porém não se apercebem disso e se imaginam seres com grande nível de sapiência, inteligência, iluminação... As pessoas que se reconhecem pobres de espírito buscam suprir o que lhes falta buscando sincera e diligentemente o "alimento espiritual" que necessitam.
2 de fevereiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 2 DE FEVEREIRO DE 2026

Festa A Apresentação do Senhor, que os gregos chamam Hypapante, é a festa do Encontro. Quarenta dias depois do seu nascimento, Jesus foi levado ao templo por Maria e José, cumprindo a lei mosaica, mas, na verdade, indo ao encontro do seu povo crente e exultante, como luz para se revelar às nações e glória do seu povo Israel.
1 de fevereiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 1 DE FEVEREIRO DE 2026

2 Tim 2, 8.11-13    Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de David, ressuscitou dos mortos. É digna de fé esta palavra: Se morremos com Cristo, também com Ele viveremos; se sofremos com Cristo, também com Ele reinaremos; se O negarmos, também Ele nos negará; se formos infiéis, Ele permanecerá fiel, porque não pode negar-Se a Si mesmo. RESPONSÓRIO BREVE V. Nós Vos louvamos, Senhor, e invocamos o vosso nome. R. Nós Vos louvamos, Senhor, e invocamos o vosso nome. V. Anunciamos as vossas maravilhas R. E invocamos o vosso nome. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Nós Vos louvamos, Senhor, e invocamos o vosso nome.
31 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 31 DE JANEIRO DE 2026

São João Bosco, presbítero Memória João Bosco nasceu em 1815, perto de Castelnuovo, na diocese de Turim. Sofreu muitas privações na sua infância. Ordenado presbítero, consagrou todas as suas energias à educação da juventude, usando o método da persuasão, da religiosidade autêntica, do amor que procura prevenir, em vez de reprimir. Fundou várias obras, sobretudo a Sociedade Salesiana de são Francisco de Sales e, com o auxílio de santa Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, para a formação da juventude no trabalho e na vida cristã. Morreu neste dia, em 1888, em Turim na Itália.
30 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 30 DE JANEIRO DE 2026

2 Coríntios 12, 9b-10    Prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas, para que habite em mim o poder de Cristo. Por isso, sinto complacência nas minhas fraquezas, nas afrontas, nas adversidades, nas perseguições, nas angústias que sofro por amor de Cristo: quando me sinto fraco, então é que sou forte. RESPONSÓRIO BREVE V. Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade. R. Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade. V. Mostrai-me o vosso caminho. R. Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade.
29 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 29 DE JANEIRO DE 2026

1 Pedro 4, 10-11    Cada um de vós ponha ao serviço dos outros os dons que recebeu, como bons administradores da graça de Deus, tão variada nas suas formas. Se alguém fala, diga palavras de Deus; se alguém exerce um ministério, faça-o como um mandato recebido de Deus, para que em tudo seja Deus glorificado, por Jesus Cristo. RESPONSÓRIO BREVE  V. De todo o coração eu clamo: ouvi-me, Senhor. R. De todo o coração eu clamo: ouvi-me, Senhor. V. Quero observar os vossos decretos. R. Ouvi-me, Senhor. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. De todo o coração eu clamo: ouvi-me, Senhor.
28 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 28 DE JANEIRO DE 2026

São Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja Memória Tomás nasceu por volta do ano 1225, na família dos Condes de Aquino. Estudou, primeiramente no mosteiro do Monte Cassino e, depois, em Nápoles. Entrou na Ordem dos Pregadores e completou os seus estudos em Paris e em Colónia, tendo tido como professor santo Alberto Magno. Escreveu muitas obras de grande erudição, com destaque para a Summa de Teologia, e exerceu o professorado, contribuindo notavelmente para o progresso da Filosofia e da Teologia. Chamado pelo beato papa Gregório X para participar no Concílio Ecuménico de Lyon II, morreu durante a viagem, no mosteiro de Fossanova, perto de Terracina, no Lácio, no dia 7 de março de 1274. A sua memória celebra-se a 28 de janeiro, dia em que o seu corpo foi trasladado para o convento dominicano de Tolosa, em França, no ano 1369.
27 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 27 DE JANEIRO DE 2026

1 João 4, 14-15 Nós vimos e damos testemunho de que o Pai enviou o Filho como Salvador do mundo. Se alguém confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. RESPONSÓRIO BREVE V. Meu Deus, minha fortaleza, em Vós confio. R. Meu Deus, minha fortaleza, em Vós confio. V. Meu refúgio e meu libertador. R. Em Vós confio. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Meu Deus, minha fortaleza, em Vós confio.
26 de janeiro de 2026

Amizade profunda, perdão e reconciliação

A literatura possui um potencial de aprendizagem que vai muito além do que a princípio pode parecer. Há uma peça literária singela que apresenta profundas reflexões sobre a verdadeira amizade que sempre considerei "esquisita", não me parecia fazer muito sentido... Até que o correu algo que me obrigou a recorrer a essa peça literária para compreender e tentar resgatar uma amizade especialíssima, mas que eu prejudiquei incorrendo em grande falha cometida com um precioso amigo.
26 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 26 DE JANEIRO DE 2026

Hebreus 13, 7-9a    Lembrai-vos dos vossos chefes, que vos anunciaram a palavra de Deus. Considerai o êxito da sua carreira e imitai a sua fé. Jesus Cristo é sempre o mesmo, ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis transviar por doutrinas incertas e estranhas. RESPONSÓRIO BREVE V. Sobre ti, Jerusalém, coloquei sentinelas. R. Sobre ti, Jerusalém, coloquei sentinelas. V. Para anunciar dia e noite o nome do Senhor. R. Coloquei sentinelas.  V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.  R. Sobre ti, Jerusalém, coloquei sentinelas.
25 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 25 DE JANEIRO DE 2026

Domingo da Palavra de Deus Na periferia Jesus chama pescadores de homens As palavras às vezes atraiçoam as intenções, as relações, a verdade. Atraiçoam-nos e atraiçoam até as nossas certezas e seguranças. As palavras têm em si mesmas uma força construtora, capaz de edificar grandes projetos, cidades, países, alianças, mas, por vezes, no meio de tudo o que é grande, poderoso, seguro e certo, uma única palavra pode ser suficiente para desmoronar e reduzir a cinzas o que era indestrutível. A Palavra de Deus é a origem de todas as coisas. Deus fala e tudo aparece. A sua Palavra é espírito e vida, mais cortante que uma espada de dois gumes, penetra até à medula, atinge as articulações. É como a chuva, não volta para o céu sem produzir efeito. Tem o poder de curar os doentes, levantar os que estão prostrados e ressuscitar os que caíram na armadilha da morte.
24 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 24 DE JANEIRO DE 2026

São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja Memória Francisco de Sales nasceu na Saboia (França) no ano 1567. Ordenado presbítero, trabalhou muito pela restauração da fé católica na sua pátria. Eleito bispo de Genebra, mostrou-se verdadeiro pastor do clero e dos fiéis, instruindo-­os com os seus escritos e obras, onde propõe uma via de santidade, acessível a todas as condições sociais, fundada inteiramente no amor de Deus. Juntamente com Santa Joana de Chantal, fundou a Ordem da Visitação. Morreu em Lião, no dia 28 de dezembro de 1622, e foi sepultado neste dia do ano seguinte, em Annecy.
23 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 23 DE JANEIRO DE 2026

Efésios 2, 13-16    Foi em Cristo Jesus que vós, outrora longe de Deus, vos aproximastes dele, graças ao Sangue de Cristo. Cristo é, de fato, a nossa paz. Foi ele que fez de judeus e gentios um só povo, e derrubou o muro da inimizade que os separava, anulando, pela imolação do seu corpo, a lei de Moisés com as suas prescrições e decretos. E assim, de uns e outros ele fez em si próprio um só homem novo, estabelecendo a paz. Pela cruz, reconciliou com Deus uns e outros, reunidos num só corpo, levando em si próprio a morte à inimizade. RESPONSÓRIO BREVE V. Clamo ao Deus Altíssimo, que me enche de benefícios. R. Clamo ao Deus Altíssimo, que me enche de benefícios. V. Manda-me do céu a salvação.  R. E me enche de benefícios. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.  R. Clamo ao Deus Altíssimo, que me enche de benefícios.
22 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 22 DE JANEIRO DE 2026

Romanos 14, 17-19    O reino de Deus não é uma questão de comida ou bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Quem serve a Cristo deste modo, agrada a Deus e é aprovado pelos homens. Portanto, procuremos o que contribui para a paz e a mútua edificação. RESPONSÓRIO BREVE V. Desde a aurora vos procuro, Senhor. R. Desde a aurora vos procuro, Senhor. V. Porque sois o meu refúgio.  R. Desde a aurora vos procuro, Senhor. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.  R. Desde a aurora vos procuro, Senhor.
21 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 21 DE JANEIRO DE 2026

Santa Inês, virgem e mártir Memória Inês, romana, foi forçada a escolher, ainda antes dos 16 anos, entre Cristo e esta vida mortal, tendo escolhido sem hesitar o seu esposo celeste, ao qual, como desejava, se uniu para sempre, mediante o martírio. De facto, superou a tenra idade e o tirano, conquistou profunda admiração entre os gentios e mereceu glória ainda maior junto de Deus. Neste dia celebra-se a sepultura do seu corpo, na segunda metade do século III ou, mais provavelmente, no princípio do século IV.
20 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 20 DE JANEIRO DE 2026

1 Tessalonicences 5, 4-5    Vós, irmãos, não andais nas trevas, de modo que o dia do Senhor vos surpreenda como um ladrão, porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. RESPONSÓRIO BREVE V. Escutai, Senhor, a minha voz: Eu espero na vossa palavra. R. Escutai, Senhor, a minha voz: Eu espero na vossa palavra. V. Desde a aurora, imploro o vosso auxílio.  R. Eu espero na vossa palavra. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Escutai, Senhor, a minha voz: Eu espero na vossa palavra.
17 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 18 DE JANEIRO DE 2026

Ezequiel 36, 25-27    Derramarei sobre vós água pura e ficareis limpos de todas as imundícies; purificar-vos-ei de todos os vossos deuses. Dar-vos-ei um coração novo e infundirei em vós um espírito novo; arrancarei do vosso peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Infundirei em vós o meu espírito e farei que vivais segundo os meus preceitos, que observeis e ponhais em prática as minhas leis. RESPONSÓRIO BREVE V. Nós vos louvamos, Senhor, e invocamos o vosso nome. R. Nós vos louvamos, Senhor, e invocamos o vosso nome. V. Anunciamos as vossas maravilhas. R. E invocamos o vosso nome.  V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.  R. Nós vos louvamos, Senhor, e invocamos o vosso nome.
17 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 17 DE JANEIRO DE 2026

Santo Antão, abade Memória Antão nasceu no Alto Egito, aproximadamente no ano 250. Depois da morte de seus pais, seguindo os preceitos evangélicos, distribuiu os seus haveres pelos pobres e retirou-se para a solidão da Tebaida, no Egito, onde começou a sua vida ascética. Teve numerosos discípulos e trabalhou em defesa da Igreja, animando os confessores na perseguição de Diocleciano e apoiando santo Atanásio na luta contra os arianos. Foram tantos os seus discípulos, que mereceu ser considerado «pai dos monges». Morreu no ano 356.
16 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 16 DE JANEIRO DE 2026

Efésios 4, 29-32   Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas somente a palavra boa que possa edificar na fé e fazer bem aos que vos ouvem. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, que vos assinalou para o dia da redenção. Seja eliminado do meio de vós tudo o que é azedume, cólera, indignação, maledicência e toda a espécie de maldade. Sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus também vos perdoou em Cristo. RESPONSÓRIO BREVE V. Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade. R. Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade. V. Mostrai-me o vosso caminho. R. Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade.
15 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 15 DE JANEIRO DE 2026

Isaías 66, 1-2   Eis o que diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra escabelo dos meus pés. Que casa podereis construir-me? Qual será o lugar do meu repouso? Pela minha mão foram feitas todas as coisas e tudo me pertence, diz o Senhor. O meu olhar volta-se para os humildes e os corações contritos, para aqueles que temem as minhas palavras. RESPONSÓRIO BREVE V. De todo o coração eu clamo: Ouvi-me, Senhor. R. De todo o coração eu clamo: Ouvi-me, Senhor. V. Quero observar os vossos decretos. R. Ouvi-me, Senhor. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. De todo o coração eu clamo: Ouvi-me, Senhor.
14 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 14 DE JANEIRO DE 2026

Tobias 4, 14-15a.16ab.19     Presta atenção, filho, a todas as tuas obras e sê prudente nas tuas palavras. Não faças a ninguém o que não queres que te façam a ti. Reparte o teu pão com os famintos e os indigentes; e agasalha com as tuas vestes os que não têm com que se cobrir. Dá esmola de tudo o que tens em abundância. Bendiz o Senhor em todo o tempo e pede-lhe que oriente os teus caminhos, para que cheguem a bom termo todos os teus projetos. RESPONSÓRIO BREVE V. Inclinai, Senhor, o meu coração para cumprir as vossas ordens. R. Inclinai, Senhor, o meu coração para cumprir as vossas ordens. V. Fazei-me viver segundo a vossa palavra. R. Para cumprir as vossas ordens. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Inclinai, Senhor, o meu coração para cumprir as vossas ordens.
13 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 13 DE JANEIRO DE 2026

Romanos 13, 11b.12-13a    Chegou a hora de nos levantarmos do sono. A noite vai adiantada, aproxima-se o dia. Abandonemos  as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como convém em pleno dia.   RESPONSÓRIO BREVE V. Espero em Deus, minha fortaleza e meu refúgio. R. Espero em Deus, minha fortaleza e meu refúgio. V. Minha defesa e meu Salvador. R. Minha fortaleza e meu refúgio. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Espero em Deus, minha fortaleza e meu refúgio.
11 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 11 DE JANEIRO DE 2026

Isaías 61,1-2a    O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu e me enviou a anunciar a boa nova aos humildes, a curar os corações atribulados, a proclamar a redenção aos cativos e a liberdade aos prisioneiros, a promulgar o ano da graça do Senhor. RESPONSÓRIO BREVE V. Cristo, Filho de Deus vivo, tende piedade de nós. R. Cristo, Filho de Deus vivo, tende piedade de nós. V. Vós que hoje vos manifestastes aos homens. R. Tende piedade de nós. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Cristo, Filho de Deus vivo, tende piedade de nós.
9 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 10 DE JANEIRO DE 2026

Sabedoria 7, 26-27    A Sabedoria é o esplendor da luz eterna, o espelho puríssimo da atividade de Deus e a imagem da sua bondade. Sendo única, tudo pode; imutável em si mesma, renova todas as coisas. Ela comunica-se, de geração em geração, pelas almas santas e forma os amigos de Deus e os profetas. RESPONSÓRIO BREVE V. Virão adorar o Senhor todos os reis da terra. R. Virão adorar o Senhor todos os reis da terra. V. Hão de servi-lo todos os povos. R. Todos os reis da terra. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Virão adorar o Senhor todos os reis da terra.
9 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 9 DE JANEIRO DE 2026

Isaías 45, 22-23     Voltai-vos para mim e sereis salvos, povos de toda a terra, porque eu sou Deus e não há outro. Juro por mim mesmo e da minha boca procede a verdade, a palavra irrevogável: diante de mim se há-de dobrar todo o joelho, por mim jurará toda a língua. RESPONSÓRIO BREVE V. Virão adorar o Senhor todos os reis da terra.  R. Virão adorar o Senhor todos os reis da terra.  V. Hão de servi-lo todos os povos.   R. Todos os reis da terra.  V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.   R. Virão adorar o Senhor todos os reis da terra.
7 de janeiro de 2026

“BUFÊ ESPIRITUAL” – LITURGIA DE 8 DE JANEIRO DE 2026

Isaías 62, 11-12a    Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador e traz consigo a recompensa. Serão chamados «Povo santo», «Resgatados do Senhor». RESPONSÓRIO BREVE  V. Virão adorar o Senhor todos os reis da terra.  R. Virão adorar o Senhor todos os reis da terra.  V. Hão de servi-lo todos os povos.  R. Todos os reis da terra.  V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.   R. Virão adorar o Senhor todos os reis da terra.